“Através do resultado desses trabalhos, a população vai conhecer a riqueza da criação cultural em Londrina, por meio de uma mostra que a Secretaria de Cultura vai organizar", explica o secretário de Cultura, Bernardo Pellegrini
“Através do resultado desses trabalhos, a população vai conhecer a riqueza da criação cultural em Londrina, por meio de uma mostra que a Secretaria de Cultura vai organizar", explica o secretário de Cultura, Bernardo Pellegrini | Foto: Marcos Zanutto/05-02-2019

A Secretaria Municipal de Cultura abriu na última terça-feira (25) as inscrições para o desenvolvimento de projetos digitais independentes que serão realizados por meio do edital Bolsas Saberes, Fazeres e Identidades. Serão contempladas 700 propostas, sendo destinado o valor de R$ 7 mil a cada iniciativa selecionada. Os recursos serão liberados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2021 (Promic) 2021. Pessoas físicas e coletivos culturais podem se inscrever até o dia 26 de junho pelo site www.londrinacultura.londrina.pr.gov.br.

Os bolsistas deverão desenvolver produtos digitais focados no modo como a arte e a cultura contribuem para o bem-estar social e a qualidade de vida na cidade. Os projetos podem ser desenvolvidos por meio de vídeos, podcasts, e-books, mostras fotográficas digitais, entre outros. O prazo de realização será de até três meses, contados a partir da assinatura do Termo de Compromisso Cultural.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a ideia do edital é que os artistas, produtores culturais, técnicos da cultura e comunidade registrem suas atividades, suas identidades artísticas e culturais. “Através do resultado desses trabalhos, a população vai conhecer a riqueza da criação cultural em Londrina, por meio de uma mostra que a Secretaria de Cultura vai organizar, chamada Minha Casa, Minha Cidade – Festival de Arte Feita em Casa. E os artistas, muito prejudicados pela impossibilidade de atividades presenciais na pandemia, contarão com bolsas para essa criação.”

As bolsas poderão ser concedidas nas seguintes áreas culturais: Artes de Rua; Artes Plásticas; Artes Gráficas; Artesanato; Cultura Integrada e Popular; Circo; Dança; Música; Teatro; Fotografia; Literatura; Mídia; Patrimônio Cultural e Natural; Hip Hop; Infraestrutura Cultural; Cinema; Videografia. Os projetos culturais, com as propostas de Bolsas Saberes, Fazeres e Identidades, serão analisados pela Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC).

Poderão inscrever projetos desenvolvidos por pessoas físicas, com no mínimo 18 anos de idade, domiciliadas em Londrina, brasileiros natos ou naturalizados. Também poderão participar da seleção coletivos culturais não organizados formalmente, que deverão ser representados por uma pessoa física, acrescendo-se a apresentação de um currículo do coletivo.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de junho exclusivamente on-line no sistema Londrina Cultura. O link para inscrição e o edital, com todos os detalhes, estão disponíveis em https://portal.londrina.pr.gov.br/incentivo-cultura/promic/editais. Para validação da inscrição o proponente deverá, obrigatoriamente, ser um agente cultural cadastrado no sistema Londrina Cultura, disponível em http://www.londrinacultura.londrina.pr.gov.br/. É necessário preencher todos os dados do cadastro, conforme exige o sistema. O nome e o CPF do proponente deverão ser os mesmos discriminados no cadastro do agente cultural.

Continuam abertas as inscrições para os três primeiros editais do Promic 2021 abertos na semana passada e que perfazem investimento total de R$ 2,5 milhões. O objetivo é viabilizar a realização de projetos de organizações culturais, artistas, produtores de cultura e comunidades de Londrina. Outros editais do Promic estão previstos para serem abertos em breve pela Secretaria Municipal de Cultura.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup