O governador Jaime Lerner entrega hoje ao ministro Rafael Greca, do Esporte, Turismo e Juventude, o plano ‘‘Turismo no Paraná - Ações Prioritárias para o Desenvolvimento do Turismo no Estado’’. O plano dá ênfase ao turismo rural e ao ecoturismo e envolve 93 municípios, em cinco grandes projetos regionais - Costa Oeste, Vale do Iguaçu, Costa Norte, Costa Leste e Campos Gerais.
‘‘Vamos incentivar o desenvolvimento turístico aproveitando as áreas naturais do Paranᒒ, diz Lerner. ‘‘O ministro pode nos ajudar com investimentos diretos ou na busca de empreendedores interessados em explorar o potencial turístico que temos’’, completa
O plano Turismo no Paraná foi elaborado a partir do projeto da Rede de Biodiversidade, uma proposta de conservação ambiental que envolve diversas secretarias e autarquias estaduais. A idéia foi sobrepor aos corredores naturais do Estado, que têm grandes áreas preservadas, os projetos de desenvolvimento turístico. Estes corredores são compostos pelas bacias dos rios Iguaçu, Paraná, Paranapanema, Piquiri, Tibagi e Ivaí, e pelas serras do Mar, do Purunã e Esperança, que fazem a transição dos três planaltos paranaenses. Nessas áreas foram desenvolvidos os projetos Costa Oeste, Vale do Iguaçu, Costa Norte, Costa Leste e Campos Gerais.
A Costa Oeste já é uma realidade. A região, que vai de Foz do Iguaçu a Guaíra, seguindo as margens do Lago de Itaipu, foi palco da primeira edição dos Jogos Mundiais da Natureza. O governo dotou municípios com equipamentos turísticos, bases náuticas e áreas de lazer, que chegam a receber mais de 5 mil pessoas nos finais de semana de verão.
O projeto Campos Gerais é o melhor exemplo de turismo rural do Estado. Região que abriga história, trilhas e construções da época do tropeirismo, deve atrair turistas da Região Metropolitana de Curitiba e de São Paulo, dispostos a caminhadas e cavalgadas, desfrutando a paisagem dos Campos Gerais. O projeto de turismo na região será desenvolvido em conjunto com a iniciativa privada, principalmente donos de fazendas.
Na Costa Norte, a proposta é semelhante à que está sendo consolidada na Costa Oeste. Ali, serão explorados inicialmente os lagos formados pelas represas de Capivara Xavantes.
A Serra do Mar e o Litoral, na Costa Leste, também serão beneficiados pelas ações do plano. A prioridade da Ecoparaná é oferecer novas opções de passeio, explorando principalmente o potencial das áreas naturais da serra e do Litoral, e expandir os projetos já implantados, como o Roteiro das Águas, Caminhos da Natureza e as Cidades Históricas.
Outra proposta que será entregue ao ministro Rafael Greca é o projeto Vale do Iguaçu, ainda em fase inicial de estudos, que pretende desenvolver opções de turismo e lazer nos 26 municípios localizados ao longo do trecho do Rio Iguaçu, entre União da Vitória e o Parque Nacional do Iguaçu. As primeiras ações devem abranger o reservatório da usina de Salto Caxias, inaugurada em março deste ano.
O plano inclui ainda o programa Etnias do Paraná, que vai transformar alguns municípios em cidades temáticas, resgatando os hábitos e costumes das 28 etnias que colonizaram e fincaram raízes no Estado. Entre as cidades que podem se transformar em parques temáticos estão Marechal Cândido Rondon, colonizada por alemães; Castrolanda, por holandeses;, Prudentópolis, maior colônia ucraniana do Estado; Uraí e Assaí, criadas a partir de vilas japonesas; e Colombo, que tem grande predominância de imigrantes italianos. Na mesma linha, o programa Missões Jesuíticas vai resgatar a época do domínio espanhol.DivulgaçãoCosta OesteRegião, que vai de Foz do Iguaçu a Guaíra, seguindo as margens do Lago de Itaipu, recebe mais de 5 mil pessoas nos finais de semana de verãoDa Redação

mockup