Projeto Viramundos se apresenta na UEL
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de maio de 2001
Jackeline Seglin De Londrina 
O Festival Internacional de Londrina (Filo) apresenta na Sul Mostra Teatro mais uma versão da história do ferreiro Miséria, aquele que engana Deus e o diabo. O grupo do Projeto Viramundos, da Universidade de Passo Fundo (RS), apresenta o espetáculo O Ferreiro e a Morte hoje, às 11h30, atrás do prédio do Ceca/Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Outro grupo gaúcho apresentou nessa edição do festival o mesmo conto na montagem Deus e o Diabo na Terra da Miséria.
O que diferencia os dois espetáculos, além da adaptação, é que nessa segunda aparição o ferreiro Miséria surge de ônibus. Segundo o ator e produtor Sandro Pasini, a montagem de Passo Fundo partiu da adaptação dos uruguaios Mercedes Rein e Jorge Cury. Optamos por essa adaptação porque é mais próxima das questões culturais da nossa região, justifica.
A versão de Passo Fundo também é apresentada ao ar livre, mas o palco é um ônibus adaptado especialmente para o espetáculo. Na verdade, O Ferreiro e a Morte inaugurou o Projeto Viramundos, uma iniciativa da Universidade de Passo Fundo em conjunto com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa levar montagens a todas as cidades do Estado, em apresentações gratuitas.
O Ferreiro e a Morte foi então concebido a partir do ônibus, que não funciona apenas como palco, mas é um elemento cênico. Nessa versão, o ferreiro Miséria engana não somente Deus e o diabo, mas também a morte, que é presa numa forquilha pelo gaúcho. Além de Jesus Cristo, São Pedro e o diabo, também aparecem em cena a pobreza, o governador, o papa-defuntos e o magnata, entre outros. Somente Deus sabe o fim reservado a Miséria. O espetáculo traz ainda figurinos típicos, como o do gaúcho dos Pampas, além de música e dança regionais.
O grupo de teatro da Universidade de Passo Fundo existe há oito anos e é formado por alunos da instituição. O projeto agrega alguns deles, além de outros atores e técnicos profissionais. O Ferreiro e a Morte estreou em maio do ano passado e foi apresentado 76 vezes em cidades do Rio Grande do Sul (a maioria), Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Essa é a primeira vez que o grupo participa do Filo. O espetáculo será reapresentado amanhã, no mesmo horário, na praça em frente ao Colégio Maxi.
O Ferreiro e a Morte Espetáculo de rua do Projeto Viramundos Universidade de Passo Fundo (RS). Adaptação: Mercedes Rein e Jorge Cury Direção: Márcio Bernardes.


