Será lançado neste sábado (22), no Centro Comunitário da Ocupação Flores do Campo, na zona Norte de Londrina, o Projeto RUAR – EcoArtivismo, que tem como objetivo formar jovens para atuar como artistas e agentes socioculturais, promovendo eventos artístico-culturais gratuitos em espaços públicos.

De fevereiro a novembro de 2025, os participantes receberão bolsas de estudo com intuito principal de aprendizado nos processos de integração da arte de rua, culturas indígenas e afro-brasileiras, educação ambiental e organização comunitária. A iniciativa busca incentivar a reflexão sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade, fortalecendo o vínculo entre cultura e ativismo.

Baseado no conceito de EcoArtivismo, o projeto une arte e ativismo ambiental, estimulando questionamentos sobre desigualdade social, consumo excessivo e a crise climática. Através da arte, os participantes são incentivados a repensar as relações de poder e as formas de interação entre os seres humanos e a natureza. O projeto propõe que tradições indígenas e afro-brasileiras possam inspirar novas formas de convivência sustentável, unindo conhecimento teórico e prático em uma abordagem transformadora.

A iniciativa é desenvolvida pela Alma – Associação Intercultural de Projetos Sociais, em parceria com diversas instituições e coletivos culturais de Londrina. O projeto foi aprovado pelo Profice – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná e conta com o apoio da Copel e Funarte.

Além da formação de jovens, o RUAR – EcoArtivismo promoverá a restauração de áreas públicas, como a Praça Ângelo Kretã e o fundo de vale da Vila Cultural Alma Brasil, onde serão realizadas edições do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, servindo como espaço de prática para os bolsistas.

Oficinas de pipa fazem parte do lançamento do Projeto Ruar neste sábado (22)
Oficinas de pipa fazem parte do lançamento do Projeto Ruar neste sábado (22) | Foto: Divulgação

Neste sábado (22), o lançamento oficial do projeto será das 14 e 18h, na ocupação urbana Flores do Campo. Na oportunidade também será entregue o Centro Cultural Comunitário Ocupação Flores do Campo, iniciativa dos próprios moradores do assentamento urbano.

* Com assessoria.

SERVIÇO

Lançamento do projeto Ruar - EcoArtivismo

Local: Centro Cultural Comunitário Ocupação Flores do Campo, Zona Norte de Londrina

Quando : sábado (22)

Horário: das 14:00 às 18:00

Programação pré-Carnaval Comunitário:

14 às 15h - Dj Tahira (SP)

14 às 15h - Oficina de Pipa

15 às 15:40 - Coletivo Máfia (Hip Hop)

15:40 às 16:00 - Música Venezuelana

16:00 às 17:00 – Forró Pé de Nuvem (Trio feminino de forró)

17:00 às 18:00 – Cordão da Vila Brasil (Marchinhas de Carnaval).

Em caso de chuva o evento será transferido para o espaço Norte Cultural (Rua Lino Sachetin, 500 - Conj. Hab. Luiz de Sá)

Contatos e redes @projetoruar