O "Circuito das Capelas – Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã", realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, que resultou em um livro e quatro filmes, será lançado oficialmente hoje, às 19h30, na Capela São José, no Taquara do Reino. O projeto, que ilustra a história e a cultura das 23 capelas rurais e urbanas de Ibiporã, por meio de um livro de 270 páginas com belas imagens e quatro documentários anexos, será demonstrado à população, ao longo do ano, em todas as comunidades que participaram. Os documentários reúnem depoimentos de pioneiros e moradores de cada capela, além das imagens que mostram a cultura e o valor histórico e artístico dessas localidades. Amanhã, a exibição dos documentários acontecerá na Capela São Sebastião, no Guarani, às 9h30.
Localizadas em diferentes regiões do município, essas comunidades criaram seus próprios espaços de convivência e costumes religiosos. "São espaços que traduzem a forma de viver e conviver das famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar", diz Julio Dutra, secretário municipal de Cultura e Turismo. O projeto Circuito das Capelas, segundo ele, completa o ciclo de recuperação da história do município a partir dos pontos onde os pioneiros que aqui chegaram se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras. O trabalho de pesquisa resultou em um livro com relatos, fotos e documentos destes locais, quatro documentários com 40 minutos de duração em média, agenda anual de festividades e mapa turístico.
A produção do material ficou a cargo da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o projeto dá sequência ao trabalho executado pela administração municipal de recuperação da história e memória do município. Já foram realizados os projetos "Nossa Gente - Nossa História", publicados os dois volumes do "Compêndio Histórico de Ibiporã", depois os projetos "Álbuns Urbanos", "Modernização do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã", a reforma e restauração da "Estação Ferroviária", que se transformou no Museu do Café, além do projeto "Contos e Causos – História Viva de Ibiporã", que resultou na produção de oito DVD-books que trazem histórias dos nossos pioneiros.

SERVIÇO
Exibições*
Hoje, às 19h30 - Capela São José (Taquara do Reino)
Amanhã, às 9h30 - Capela São Sebastião (Guarani)
16/04, à 19h30 - Igreja São Pedro (Água das Abóboras)
17/04, às 19h - Igreja Jesus Bom Pastor (Jd. Bom Pastor)
13/05, às 19h30 - Igreja N. S. de Fátima (Jd. John Kennedy)
28/05, às 19h30 - Igreja N. S. Aparecida (Água dos Cágados)
*A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Ibiporã