Integrando poesia, música e novas tecnologias para combater a desigualdade de gênero nas artes, o projeto Clube da Áudio Poesia, desenvolvido pela organização social Casa da Árvore em parceria com a Biblioteca Municipal de Londrina, é um dos finalistas do programa Iberbibliotecas, que promove um concurso pela Secretaria Geral Ibero-Americana, SEGIB, coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, CERLALC – UNESCO.

O destaque é resultado da proposta inovadora na qualidade e ressignificação dos serviços públicos de biblioteca. Ao todo, o programa recebeu 143 projetos do Brasil e de outros 11 países.

Convidando o público à reflexão, a proposta de Londrina busca desenvolver uma exposição que une música e literatura de maneira colaborativa com os os usuários da Biblioteca. Com visitas guiadas, a ideia é que o visitante percorra o acervo da biblioteca junto às autoras e compositoras, ressaltando um olhar atento às evidentes diferenças estatísticas entre os livros escritos por mulheres frente aos escritos por homens. A exposição será o resultado dessas visitas.

A exposição também contará com a instalação interativa ‘’Os Livros que Cantam Mulheres’’, criada através de uma residência artística reunindo seis poetisas brasileiras e seis compositoras londrinenses. Na obra que simula uma estante de livros em dimensão ampliada serão dispostas 12 ‘’caixas-livro’’, que funcionarão como dispositivos interativos, permitindo ao público diferentes e inovadoras formas de ler e acessar obras produzidas por mulheres e que estão disponíveis no acervo da biblioteca.

A designer de inovação responsável pela criação, Leila Vilhena, ressalta que a “com estas estatísticas verificadas e também, porque não, como uma reivindicação histórica, iremos propor ao público a escolha de livros de autoria de mulheres para serem transformados em áudio poemas e poesias musicadas, que comporão a exposição’’.

Dentre as possibilidades, estarão telas no lugar das páginas, conteúdos audiovisuais, visualizers e lyric videos e mais. A partir desses elementos interativos a exposição terá novos conteúdos diariamente, proporcionando novidade, acessibilidade e didatismo. Para Leila, a exposição permite que as vozes femininas sejam eternizadas. ‘’Ecoarão pela biblioteca, reverberando simbolicamente pela cidade, vozes essas que serão eternizadas na memória afetiva e coletiva da biblioteca, deixando um convite claro: leia mulheres!’’, destaca.

Embora reconhecido, o projeto ainda não saiu do papel. Agora, com a certificação internacional reconhecendo sua importância, a Casa da Árvore e a diretoria municipal de bibliotecas da cidade buscam parcerias para dar segmento ao Clube do Áudio Poesia, que já conta com o incentivo via Lei Rouanet.

O protótipo do projeto está sendo feito pela BiblioHack Lab, um programa de inovação em bibliotecas, leitura e formação de leituras, desenvolvido pela Casa da Árvore. Em Londrina, a iniciativa, que conta ainda com a produção da Arlekino Produção Cultural, busca parcerias, patrocínio direto ou via Rouanet. Organizações, universidades e empresas interessadas, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].