Capaz de fazer refletir e emocionar, o cinema é uma ferramenta potente de transformação social. Com isso, o Projeto Aquilombando a Universidade inicia a atividade ‘’Lu(i)z, Câmera e Ação: Cine Periferia’’ exibindo o filme documentário ‘’AmarElo: É Tudo Pra Ontem’’ do rapper Emicida na terça-feira (20) às 18h30 na Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Jardim Vista Bela.

Aberta para toda a comunidade, a iniciativa busca estender as discussões para fora do ambiente universitário, levando o debate a partir do enredo do filme de 2020, que traçando paralelos através do tempo, conta sobre a luta e resistência do povo negro na construção do Brasil. Temas como a escravidão no país, a história do trabalho em São Paulo, periferia, processos de gentrificação, cultura hip-hop, vozes e narrativas pretas, apagamento histórico e mais são tratados no longa-metragem.

O projeto é coordenado pela professora Andrea Pires Rocha e vinculado ao departamento de Serviço Social da UEL. A atividade tem parceiros como o Projeto Tecendo Redes e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, também da universidade e a liderança comunitária do Jardim Vista Bela. O nome homenageia Luís Alberto Maccagnan, assistente social que cultivou com ânimo a possibilidade de levar o cinema para a periferia londrinense.

''Acreditamos que a educação é instrumento fundamental para a concretização de uma sociedade diversa e democrática'', explica Andrea sobre a importância da extensão da universidade para a comunidade, um dos tripés da instituição. ''A UEL é patrimônio de todos os paranaenses. E a partir dessa compreensão, entendemos que a luta antirracista é compromisso da UEL e de toda a sociedade'', finaliza.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

Confira o trailer:

SERVIÇO

‘’Luz, Câmera e Ação: Cine Periferia’’

Onde: Escola Municipal América Sabino Coimbra (R. Mitsuki Shime, 150)

Quando: Terça-feira (20) a partir das 18h30

Ingressos: gratuitos