PROJETO ARROMBA REÚNE AS BANDAS CURITIBANAS
Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
Cansados de brigar por espaços tanto nos locais de apresentação como nas prateleiras das lojas de discos, músicos de rock reuniram-se no Projeto Arromba, que pretende divulgar o trabalho das bandas pela Internet.
Numa espécie de cooperativismo, cerca de 80 bandas já podem ser acessadas pelo sitehttp://www.arrombacuritiba.com.br, que oferece o currículo de cada uma, agenda completa e diariamente atualizada dos shows, fotos, informações sobre as músicas e ainda recebe pedidos de CDs.
Usando a Internet conseguimos alcançar um número maior de pessoas interessadas em conhecer o trabalho das bandas. Aliás, vários músicos já consagrados utilizam esse meio e há registro de bandas que venderam milhões de acessos em mp3, afirma o mentor do site, Roberto Janiszewski.
Quando um usuário da Internet acessa uma gravação em mp3, significa que ele pode ouvir a música e gravá-la no seu computador através de um equipamento específico. A cada gravação, o artista ganha pelo seu direito autoral. Além disso, as bandas trocam idéias e experiências, confere o internauta, que também é músico da banda Chateau Lunar.
Os roqueiros encontram-se todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Hotel San Diego. A única exigência para participar do projeto, que já está virando uma associação, é que a banda execute composições próprias. As bandas covers, as que tocam os modismos country e pagode já têm espaços garantidos, reconhece Roberto.
Todas as bandas do projeto arromba são do circuito alternativo. A maioria já gravou CD, mas tudo com dinheiro próprio, sem patrocínio. Isso implica também na dificuldade de distribuição, uma vez que não estão atreladas a nenhuma distribuidora. Estamos discutindo formas diferentes e alternativas de distribuição, por exemplo, em bancas de jornais, encartado em revistas, ou ainda com algum outro produto.
Para tanto, os associados do arromba estão produzindo três CDs com músicas de todas as bandas. Um será ao vivo, o segundo, em estúdio e o último com uma mistura de ao vivo e de estúdio. Pelo site arrombacuritiba também é possível fazer links com outros sites.
Desta forma, os roqueiros conseguem um espaço ilimitado para divulgar seus trabalhos e brigar contra os modismos impostos pelas grandes gravadoras. Curitiba é conhecida por ter o maior número de bandas por habitante e além disso, os músicos têm qualidade. Os roqueiros cantam a realidade do cotidiano, o comportamento urbano e para conseguir espaço garantem: se não abrir, a gente arromba, frase que deu nome ao site.





