O verão e as festas de fim de ano estão chegando. É hora de preparar os roteiros. O réveillon do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais, por sua queima de fogos e festas badaladíssimas. No exterior, os passeios à Disneylândia, Disneyworld e Epcot Center são os preferidos da garotada. O Mercado de Natal, na Alemanha, e o Wonderland Express, em Dallas, também atraem muitos turistas.
Aqueles que preferirem uma viagem mais exótica ou até mística, para o réveillon têm algumas opções bem interessantes. Bali, por exemplo, une várias atrativos. É uma das 13.667 ilhas distribuídas no lado leste do Oceano Índico, na Indonésia. Os hindus javaneses cultuam várias divindades e um só deus: o Sanghyang, que pode se apresentar sob outras formas, como Dewa (o deus dos homens) e Dewi (a deusa das mulheres). Os balineses também acreditam em visões. Leyak é o nome dado às visões tidas em bosques, florestas ou nas praias, e rangda é a mais importante visão espiritual (que podem ser de butas e kalas). Na ilha há cerca de 22 mil templos, que mostram a forte influência da religião na cultura balinesa.
Arquivo FolhaMercado de Natal na Alemanha: tradiçãoOs nativos são rigorosos quando o assunto é religiosidade. Diariamente, eles reservam alguns minutos da manhã para saudar os deuses, onde quer que estejam. Ainda fazem parte das homenagens divinas as oferendas, que estão por toda a parte, nas ruas, nas portas das casas, no aeroporto, etc. Em cestinhas de palha, eles colocam incensos acesos, flores e arroz. Acreditam ser proteção contra os maus espíritos.
O Nepal tem um ambiente mais tranquilo, menos colorido. Muitas pessoas vão para a região em busca de paz, do verdadeiro encontro com a essência divina individual. Muitos percorrem este caminho interno escalando o monte Everest, a montanha mais alta do mundo. É preciso muito fôlego, mas vale a pena.
Em Katmandu, os templos milenares e os suntuosos palácios encantam os visitantes. O templo mais antigo é o Kathamandap, do século 13. No entanto, o mais visitado é o Ashok Binayak, onde se venera Ganesh, um dos deuses preferidos dos nepaleses. Lá também é muito comum a realização de rituais, como os de banhos e os de cremação. Sem dúvida, viver a experiência de passar o révellion no Nepal é inesquecível.
A Alemanha tem cenários realmente maravilhosos, que no inverno ficam ainda mais surpreendentes. É a época dos festivais e dos esportes de inverno. Em Stuttgart, acontece o tradicional Mercado de Natal, no prédio da Prefeitura. Rothenburg ob der Tauber realiza os passeios em carruagens para crianças, os concertos na Igreja de São Jacob e a procissão à luz de velas, com canções natalinas, além da famosa procissão à meia-noite, com tochas.
Muito apreciado pelos turistas são os concertos de Natal do Conservatório Musical da Renânia e da Filarmônica di Bologna. Em Frankfurt, o público também pode apreciar excelentes óperas durante todo o mês de dezembro.

mockup