Programa 'Férias na Biblioteca' começa nesta segunda
Atividades como oficinas criativas e contações de histórias serão realizadas até 11 de julho em quatro bibliotecas de Londrina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de julho de 2025
Atividades como oficinas criativas e contações de histórias serão realizadas até 11 de julho em quatro bibliotecas de Londrina
Da Redação

O projeto “Férias na Biblioteca” começa na próxima segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11), com oficinas e contações de histórias em quatro bibliotecas de Londrina. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente, fazendo o contato telefônico com a biblioteca onde a ação ocorrerá.
As atividades serão desenvolvidas na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro, fone 3371-6606), Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Parque Ouro Branco, zona sul; fone 3372-4853 ), Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli (Rua Purus, 45, Vila Nova; região central; fone 3329-6993) e Biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Ângelo Gaioto, s/n; Jardim Santa Rita, zona oeste; 3338-4925 ).
Direcionado especialmente ao público infantojuvenil, o programa Férias na Biblioteca acontece anualmente há sete anos, durante as férias de verão, em janeiro, e de inverno, em julho. A agenda completa da edição deste ano pode ser conferida no perfil de Instagram das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.
Obra infantil bilíngue
Entre as atividades programadas está a contação de história do livro Kuiã Enarê: fág ag ga Kãmi (‘Kuiã Enarê: em terras das araucárias’), da autora Márcia Piotto, que também será responsável pela leitura. O livro é uma obra infantil bilíngue, em kaingang e português, que narra a história de um xamã kaingang que salva as araucárias, os animais e as populações indígenas e não indígenas da devastação e dos impactos ambientais atuais.
Segundo Piotto, as crianças que participam das contações sempre demonstram interesse pela cultura indígena, pelos animais e pela natureza presentes na narrativa do livro, e também pelos adornos que a autora utiliza durante a atividade. “É fundamental que espaços culturais, como a biblioteca, incluam essa diversidade, pois isso contribui para o fortalecimento da língua Kaingang, a transmissão de saberes e a valorização da cultura indígena”, complementou.
Ao final da contação, será realizada uma roda de conversa, bem como o canto de músicas indígenas, brincadeiras da cultura indígena e lanche compartilhado.
A ação será realizada na terça-feira (8), às 10h, na Biblioteca Adelino de Carli. Também ocorrerá na quinta-feira (10), às 10h, na Biblioteca Eugênia Monfranati, e às 14h, na Biblioteca Infantil.
Atividades criativas
A programação contará com atividades criativas, como a oficina de desenho de histórias em quadrinhos com o editor e quadrinista Eloyr Pacheco. Participantes aprenderão a produzir uma HQ e praticar noções básicas de desenho. Conforme Pacheco, a biblioteca pública se consolida cada vez mais como um espaço cultural e centro de artes. “A programação de férias oferece atividades e oficinas gratuitas que despertam o interesse pelas artes, pelo livro e pela leitura. E, sobretudo, democratizam o acesso para todos os londrinenses”, disse.
A oficina de HQ acontecerá às 10h na segunda (7) e terça (8), na Biblioteca Infantil, e na quinta (10 e sexta (11), também às 10h, na Biblioteca do CEU.
A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, destacou que a procura pelas atividades é sempre grande e que a programação é diversificada. Segundo ela, a novidade deste ano é que as atividades não se restringem à Biblioteca Infantil, serão realizadas em outras bibliotecas. A literatura transforma o cidadão e, consequentemente, a sociedade. Por isso, é imprescindível que as bibliotecas promovam essas atividades e exerçam seu papel cultural, educativo e informacional em nossa comunidade”, afirmou.
(Com informações do N.Com)

