A edição de número 100 do programa 'Fala, Maestro', apresentado pelo maestro e violinista Roney Marczak e transmitido pela Rádio UEL FM 107,9 MHz toda sexta-feira, às 18h, com reprises aos domingos, às 22h, é motivo de celebração. Ao lado de uma equipe enxuta formada pelo pianista Gonçalo Rebelato, o produtor de imagem e mixagem Alexandre Vicente e a produtora de conteúdo Daniela Marczak, o apresentador expõe grande satisfação.

O violinista e também produtor executivo da atração recorda seu início. "Tivemos a honra de integrar a grade de programação da Rádio UEL FM e a proposta veio ao encontro de um momento frágil, o pós-pandemia", diz Marczak. Com ânimo para abordar temas positivos e trazer convidados com boas histórias ligadas à cultura, o semanário segue determinado também em valorizar os artistas locais e suas trajetórias.

Já reconhecido como uma atração interessante para quem gosta de música - independentemente do gênero - clássica, gospel, funk, MPB, o conteúdo estreou em julho de 2021 por meio um convite da direção da UEL - Universidade Estadual de Londrina. “A ideia era fazer algo voltado para todas as idades, mas com enfoque nas pessoas que querem encontrar na música o seu refúgio. Motivar as pessoas no carro, no trabalho ou junto com a família. Um programa para todos os gostos musicais”, conta.

Toda semana, o musicista recebe convidados com alguma história para contar, seja ligada à música ou não. A presidente da Associação Médica de Londrina, Beatriz Tamura, o artista plástico Carlos Kubo, a bailarina Nádia Essada e o músico Elcio Oliveira, são alguns nomes que já deram entrevista.

O apresentador, por sua vez, também divide a sua boa história, pois o londrinense Roney Marczak é considerado prodígio: "Com seis anos de idade, encantei-me pelo violino, com 11 tinha carteira assinada como musicista e o primeiro prêmio internacional recebi com 14, o que permitiu uma viagem de 90 dias para a Europa e um contrato para 15 concertos nas principais cidades do continente", narra.

Aos 17 anos, ganhou uma bolsa do governo alemão para cursar música na Escola Superior de Freiburg. Com passagens por diversas instituições e países, ficou 20 anos na Europa. Ganhador de 11 prêmios nacionais e internacionais, Marczak voltou para Londrina em 2003 para abrir a Escola de Música Sol Maior e o Projeto Sol Maior, que ofertam aulas de 25 instrumentos e com cunho social.

Serviço

'Fala, Maestro',

@uelfm - Rádio UEL FM 107,9 toda sexta-feira, às 18h, com reprises aos domingos, às 22h