São Paulo - O ano de 2016 marca a última temporada do "Programa do Jô" (Globo), talk show que fez história na televisão brasileira. "Foram 28 anos de programa no ar, não é uma má ideia... não é um mau desfecho", diz Jô Soares, de 78 anos. "Quando renovei a última vez [em 2014], disse que dava para fazer mais dois anos", lembra. A TV Globo ainda não confirma se vai ou não renovar o contrato com o apresentador, mesmo que para outros projetos.
Os 28 anos aos quais Jô se refere representam a duração do programa de entrevistas nas duas emissoras, SBT e Globo. Depois de anos com humorísticos na Globo, o artista estreou em 1988 o bem-sucedido "Jô Soares Onze e Meia", no SBT. A fórmula dos talk shows americanos serviu à perfeição para mostrar a versatilidade e bom humor de Jô. Em 2000, o "gordo" voltou para a TV Globo com o "Programa do Jô", no ar na emissora até hoje.
A nova temporada, que será a última, deve estrear apenas no final de março. "Por enquanto, a ideia é terminar o programa da melhor maneira possível e fazer também homenagens a entrevistados", revela Jô, citando que foram "quase 15 mil entrevistas neste tempo, em duas emissoras, mas com o mesmo conceito... Teve uma certa importância na televisão brasileira."
O fim do programa, porém, não significa uma folga na atribulada agenda de Jô. "Tenho muita coisa para fazer", anima-se. "Agora mesmo vou dirigir duas peças, um Shakespeare e uma outra inglesa que foi dirigida por John Malkovich em Paris", conta. A faceta escritor também tem novidades. "Estou terminando um livro para a Cia. das Letras e escrevi um conto a pedido do Tony Bellotto", avisa Jô, que também não descarta (mas não comenta) outros projetos na televisão.

mockup