PROGRAMA DESBANCA RÁDIOS COMERCIAIS
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de dezembro de 2001
Fernando Tupan<br>De Curitiba 
Palmas para o programa Todos Os Caminhos do Rock, da Rádio Educativa, 97,1 MHz, que hoje comemora cinco anos sem jabá. A festa imperdível rola no Bar Era Só O Que Faltava (Rua República Argentina, 1334). A adrenalina promete correr solta a partir das 23 horas, com shows das bandas curitibanas Plêiade, Pogoboll e Turbofunk.
Transmitido nas noites de sextas-feiras, das 20 às 3 horas de sábado, o programa prima pela independência, qualidade e compromisso com o ouvinte. Sua principal característica é não ter o rabo preso com nenhum esquema comercial. Os grandes artistas, das grandes gravadoras, como Warner, Sony, Continental e Abril, foram abolidos. Quanto mais longe do esquema comercial, melhor.
A liberdade de idéias é a bandeira levantada pelo coordenador Jack Shadow ao longo dos últimos anos. A atuação de programadores não pode ser relegada a um segundo plano. Nos últimos anos, esses agitadores culturais, foram responsáveis pela criação de um circuito alternativo e diferenciado na capital paranaense.
A história do programa começou no final de 1994, após o sepultamento da Estação Primeira FM, a primeira rádio rock do Estado. Shadow chegou a Educativa para apresentar o programa Caleidoscópio com apenas uma hora de duração. Um belo dia Shadow convenceu o diretor artístico José de Mello a abrir um espaço maior para o rock local. Assim os agitadores culturais ganharam um espaço para se manifestarem.
Com o sinal positivo de Mello, o rock curitibano deixou de ser mais um menino de rua e ganhou um endereço fixo. Na primeira fase o horário era das 20 às 24 horas. Depois o bicho cresceu e o tempo também. A ponto de hoje ter sete horas de programação, divididos em 14 programas de meia-hora, e envolvendo aproximadamente 50 pessoas.
O sucesso incomodou as rádios comerciais de Curitiba, que foram obrigadas a se readequarem a uma nova realidade musical. Hoje, emissoras como Transamérica e Studio 96 já tocam bandas com sangue genuinamente paranaense. Essa vitória possibilitou a profissionalização de vários grupos, com propostas diferentes.
Hoje, a Educativa não é mais conhecida como sendo um refúgio para as pessoas que deixaram a Estação depois de se tornar CBN. ''Nunca foi nossa intenção aglutinar esse pessoal. Eles foram aparecendo e se somaram a equipe. Com o tempo recebemos novos colaboradores, com o perfil da rádio. O resultado deu liga. Essa liga pode ser conferida todas às sextas, a partir das 20 horas'', disse Shadow.
A filosofia da Educativa é simples: ''Apresentamos coisas que as emissoras comerciais deixam de lado. No nosso dial, o ouvinte ouve música popular brasileira, rock, música erudita, jazz, folk music, afro-music e recebe informação'', confessa Mello, que se diz satisfeito com o crescimento da audiência dos últimos três anos.


