Das 75 escolas municipais de Londrina, apenas 19 possuem laboratórios de informática em funcionamento. O primeiro laboratório foi instalado como projeto-piloto na Escola Municipal José Garcia Villar em 2003, quando também começou a funcionar a Assessoria de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a assessora Josiane Maria Frota Vieira, que junto com Andrea Carvalho Beluci é responsável pelo setor, um estudo está sendo realizado para fazer um levantamento sobre a possibilidade de ampliação. ''Além da questão da estrutura física, dependemos de recursos do município, que é a principal fonte provedora'', explica.
Para auxiliar os professores de informática, cursos de formação continuada são realizados durante o ano pelo departamento, buscando sempre a atualização dos temas pertinentes às novas tecnologias. O assessoramento também pode ser personalizado, com os profissionais indo até a escola e prestando atendimento individual.
A resistência dos professores à informática também é reconhecida por Josiane, mas ela acredita que a tecnologia vem conquistando seu espaço aos poucos: ''O professor ainda não conhece o papel da tecnologia para implementar o ensino e por isso realizamos grupos de conscientização e formação para mostrar o quanto é um recurso rico''. (A.P.N.)

mockup