Professor Pardal dos anos 90
Chega às locadoras a comédia Flubber - Uma Invenção Desmiolada que traz Robin Williams no papel principal. Ele interpreta o cientista Phillip Brainard, uma espécie de professor Pardal da era digital. Sempre preocupado com suas mirabolantes invenções, acaba se esquecendo pela terceira vez que sua noiva está esperando por ele no altar. O motivo do esquecimento não poderia ser outro: o cientista estava trabalhando numa substância chamada Flubber que seria uma nova e revolucionária fonte de energia para a humanidade.
Flubber é uma versão atualizada do clássico da Disney O Fantástico Super-Homem, de 1961, que depois teve uma continuação em O Fabuloso Criador de Encrencas. Flubber é uma meleca verde e gelatinosa que ganha formas diferentes. Ao ser aplicada em objetos como carros, bolas, sapatos e até em pessoas permite que elas voem pelos ares a uma velocidade espantosa. A substância desafia a gravidade e tem a aparência de uma borracha. É justamente essa semelhança que deu origem ao título. Fly e rubber são respectivamente voar e borracha em inglês. Ao unir as duas palavras tem-se Flubber, ou seja, borracha voadora.
O filme dirigido por Les Mayfield, responsável pela comédia O Homem da Califórnia, tem ótimos efeitos especiais que agradam crianças e adultos. Flubber parece tão real que é difícil imaginar que se trata de um processo extremamente complexo de animação realizado pela Industrial Lights & Magic, de George Lucas. Para quem desejar saber mais coisas sobre o filme pode acessar na Internet o site: (www.flubber.com). Lá será possível encontrar a fórmula química que deu origem à substância e também a receita para produzi-la. Lançamento da Abril Vídeo. Duração: 94 minutos. (C.M.)





