Como a própria vida, desde o começo o livro "Proesia" dá pistas de que se propõe como um mistério a desvendar. Na capa, em alto-relevo, o símbolo do círculo imperfeito já indica que o zen-budismo está presente sutilmente, nas entrelinhas. E o detetive com lupa, que segue pegadas por todo o livro, permite o efeito de 'flip book' (sensação de movimento ao ser folheado rapidamente) e reserva um final surpreendente e bem-humorado. Dessa forma, o professor universitário Cesar Carvalho, 64 anos, finalmente estreia na seara literária: o sonho antigo que agora ganha forma. Hoje, às 20 horas, no Bar Valentino, acontece o lançamento oficial do livro. A entrada é franca e o volume poderá ser adquirido a R$ 20. A publicação também estará à venda na Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping) e no sebo on-line Estante Virtual.
E como todo sonho, o livro bancado pelo próprio autor chega cheio de expectativa. "Sempre gostei de escrever e os poemas aqui reunidos começaram a ser escritos quando eu tinha 30 anos. Muita coisa se perdeu ao longo do tempo, mas agora estou mais confiante e acho que eles têm uma qualidade literária que vale a pena compartilhar", destaca Carvalho. "O livro é uma mistura de prosa e poesia inspirada no haicai e poetas concretistas, e também traz a ideia de 'proeza', de brincadeira com as palavras", acrescenta.
Professor há dez anos na área de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, ele vê a trajetória literária como uma opção após a aposentadoria. "Já escrevi vários livros acadêmicos, mas é na área de poesia que quero me dedicar mais a partir de agora", comenta o professor, que costumava manter uma grande rede de amigos, com cerca de 800 pessoas, que trocavam textos entre si, via postal, antes do advento da internet. "Era muito legal e havia uma grande produção de textos, que trocávamos e discutíamos", lembra. "Hoje é no celular que anoto as minhas ideias para não esquecer", diverte-se.
Carvalho foi professor da Universidade Estadual Paulista, em Marília, durante 15 anos, e chegou a largar a vida acadêmica para se dedicar ao cinema. Ousadia que, segundo ele, foi uma tragédia financeira, mas uma fantástica experiência de vida. Não à toa o "efeito cineminha" está presente no livro - aliás a figura do detetive foi inspirada em uma antiga charge de jornal da década de 1980 guardada pelo autor.
Adepto do zen-budismo, Carvalho também teve como inspiração poética o texto "Dez Touros", do mestre zen-budista Kakuan, do século 12, que faz uma metáfora da evolução humana pela busca da perfeição em dez estágios. "Acredito que o escrito trava um diálogo interior antes de tudo e acho legal a poesia trazer elementos que dialogam com o seu inconsciente, e por isso passa a ser uma experiência estética libertadora", defende.
No evento de hoje à noite, será apresentado o espetáculo de teatro de sombras "Proesia em dez atos: a estória do Touro", tendo na narração alguns dos poemas do autor. Participam da montagem ex-integrantes do Grupo Proteu: Poka Markes, Mira Roxo, Nívea Nasser e Ciça Guirado. Complementam o elenco a atriz Adriana Aparecida Vitorino e os músicos da Banda TR60 (Jefferson Sabran, Alexandre Casonatto e Mateus Amaral), com sonorização de Kako Guirado. A direção é de Claudio Rodrigues, também ex-integrante do Proteu.

Serviço:
Lançamento do livro "Proesia", de Cesar Carvalho
Quando – Hoje, às 20h
Onde – Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486)
Quanto – Entrada franca (o livro será comercializado a R$ 20)

mockup