Quantas vezes escutamos uma música e nos atentamos para as pequenas partes que compõem sua estrutura? As batidas, viradas, detalhes sutis pensados para combinar com o que há de melhor para os nossos ouvidos. Por essa habilidade e talento que Gabriel Sales, nome de batismo do produtor londrinense Meio Feel, foi indicado ao Prêmio Rap Brasil como Produtor Revelação de 2022.

Embora a premiação tenha ‘’rap’’ no nome, as categorias abrangem as diferentes musicalidades urbanas presentes no Brasil. Meio Feel, por exemplo, produz majoritariamente o grime, gênero com semelhanças à música eletrônica e que se mistura ao reggae, dubstep, e mais ritmos, com batidas fortes e aceleradas: normalmente, são 140 batidas por minuto. O grime nasceu nas periferias de Londres, em meados dos anos 2000, e ganhou destaque no Brasil somente nos últimos anos, pautando a visão de mundo das nossas vivências e periferias.

‘’Querendo ou não, a gente representa o lugar de onde a gente vem, né? E eu acho que a zona norte de Londrina está bem representada. O grime nasceu em Londres, e sermos da ‘pequena Londres’ é uma coincidência engraçada, uma conexão maneira’’, comenta Meio Feel, que nasceu e cresceu em diferentes bairros dessa região.

Nascido e criado na zona norte de Londrina, Gabriel Sales (Meio Feel) é indicado como produtor revelação nacional
Nascido e criado na zona norte de Londrina, Gabriel Sales (Meio Feel) é indicado como produtor revelação nacional | Foto: SomeOneEyes/Divulgação

Mas estar neste prêmio representa mais do que a localidade: o papel do produtor musical nem sempre é valorizado como deveria, o que torna a indicação ainda mais prazerosa. ‘’Receber essa indicação foi uma coisa surreal! O produtor sempre fica em segundo plano em relação às premiações ou reconhecimento nos trabalhos’’, ele conta, ressaltando que a oportunidade ‘’é muito importante pois o pessoal já não bota muita fé nos produtores, então esse tipo de visibilidade é sempre bom! Dá um gás diferente, percebemos que estamos no caminho’’.

Influenciado musicalmente pelos pais desde criança, Meio Feel começou a produzir músicas sozinho, em casa, aos 18 anos. Atualmente aos 24, o produtor soma mais de 11 mil ouvintes mensais com três eps e seis singles lançados, incluindo o destaque Champloo (2022), um instrumental que, despretensiosamente, já soma 163 mil plays. ‘’A gente faz porque gosta, não é muito rentável. Não é um gênero popular, então a gente faz o que ama, faz de coração’’, explica. E por este fator, estar na premiação não só dá visibilidade ao grime como incentiva seus entusiastas: ‘’ajuda a estimular a galera que está vendo e começando a ver que tem futuro, não é só fazer as músicas no quarto e elas vão morrer ali. É fazer e soltar no mundo’’, destaca o produtor.

Meio Feel concorre com outros nove produtores de várias regiões do Brasil, selecionados por um time com 40 produtores de diferentes gêneros. Ele celebra a indicação e a oportunidade de representar Londrina. ‘’É uma grande vitória ser indicado, nem preciso ganhar, só de estar lá já estou satisfeito’’, conclui.

O Prêmio Rap Brasil está na sua primeira edição e tem votação aberta ao público nas categorias ‘’Hit do Ano’’, ‘’Melhor Colaboração’’ e ‘’Melhor Perfomance ao Vivo’’. Na categoria que o produtor participa a votação é feita por um júri pré-estabelecido. O resultado será divulgado na quinta-feira (25).

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link