Tramas musicais marcam presença de diferentes formas nas novelas tradicionais. Só que não apenas os folhetins voltados para o público infantil e jovem usam o tema como foco da história. Seriados também conseguem se aproveitar dessa abordagem. ''Antônia'', exibida pela Globo em 2007, mostrava a vida de quatro amigas que formavam um grupo de rap e explorou assuntos sérios como o preconceito.
Na maioria das vezes, porém, a música é usada para contar a trajetória de compositores e cantores já consagrados. É o caso de ''Chiquinha Gonzaga'', de 1999, também da Globo, que apresentou a vida da compositora, interpretada por Gabriela Duarte na fase jovem e Regina Duarte na fase adulta.
Mais recentemente na emissora, ''Maysa - Quando Fala o Coração'' retratou a vida da cantora Maysa, grande intérprete do gênero conhecido como ''fossa'' e ''Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor'' abordou os dramas pessoais e profissionais do casal de cantores que se destacou na Era de Ouro do rádio. Já ''Por Toda a Minha Vida'' segue a mesma linha para contar histórias compactadas em episódios. A produção já homenageou artistas como Renato Russo, Elis Regina e Raul Seixas. ''O projeto está guardado. Deve voltar no ano que vem'', aposta Ricardo Waddington, diretor de núcleo da produção. (A.P.D./TV Press)

mockup