PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA - Londrina faz cinema
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de agosto de 2007
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Um curta-metragem rodado em Londrina reconstituirá a trajetória do saxofonista norte-americano Booker Pittman (1909-1969), pai da cantora Eliana Pittman. As filmagens serão realizadas de hoje a sábado enfatizando a passagem do músico pelo Brasil, mais particularmente pelo Norte do Paraná, onde ele viveu na década de 50.
A direção do filme ''Booker Pittman'' é de Rodrigo Souza Grota, com produção da Kinoarte, Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina que inaugurou ontem sua sede (Espaço Kinoarte) integrando-se ao programa de Vilas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
O filme será protagonizado por dois atores já conhecidos no cenário nacional: Edson Montenegro e Cléo de Páris. O renomado Carlos Ebert, cujo currículo destaca colaboração com Rogério Sganzerla no clássico ''O Bandido da Luz Vermelha'', foi convocado para ser o diretor de fotografia.
A maioria das cenas será rodada no novo espaço, um galpão de 600m2, no Centro da cidade. ''O foco do filme é o ano de 1957, quando Booker morou em Londrina, mas vamos mostrar momentos dramáticos vividos nos Estados Unidos com ambientações na Nova York de 1964, em Dallas de 1923 e na Kansas City de 1929 e 1930'', diz Grota. O diretor observa que, apesar de incluir essas passagens, o curta-metragem não terá um caráter documental.
''Em vez de uma abordagem realista, procuramos registrar o que imaginamos do universo interior do personagem. A idéia é documentar as sensações, mais do que fatos. Nisso, segue a linguagem adotada no curta 'Satori Uso'', explica.
''Satori Uso'' inaugurou o que o diretor batizou de ''Trilogia do esquecimento'', série de três filmes que homenageia a Londrina dos anos 50. O último título será ''Pausa para a Neblina'', dedicado ao fotógrafo Haruo Ohara, com produção agendada para 2008.
Para reconstituir o percurso de Booker Pittman, foi construído um cenário de 175m2 que inclui um cabaré, um quarto de hotel dos anos 50, um estúdio de jazz da Nova York de 1964, uma casa em Dallas em 1923, além de um palco do começo dos anos 30 em Kansas City. Concebido pelo diretor de arte José de Aguiar, o cenário irá permitir uma transição de tempo-espaço sem cortes prevista no roteiro escrito por Grota e Artur Ianckievicz.
''A idéia é transportar a sonoridade do jazz para o cinema tentando levar para a tela a harmonia, o ritmo sem quebras e o fluxo sem rupturas dos solos dos músicos'', salienta o diretor. Grota lembra que recebeu autorização da cantora Eliana Pittman para o uso das músicas de seu pai no filme. ''Ela ficou muito emocionada quando falei pela primeira vez sobre o projeto'', conta.
Escalado para o papel de ''Mestre Buca'' (como chamavam o artista no Brasil), o ator Edson Montenegro conta que pouco antes de receber as primeiras informações sobre o curta, conheceu a cantora cumprimentando-a no camarim de um espetáculo, em cartaz em São Paulo. ''Dois meses depois, estava fazendo testes para o papel de seu pai'', lembra.
Montenegro começou a carreira artística como cantor, tendo lançado um CD de MPB pelo selo Lua Music. Atuou no filme ''Cidade de Deus'', na minissérie de TV ''Carandiru'' e na novela ''Os Ricos também Choram'' (SBT). No teatro, trabalhou na peça ''Evangelho Segundo Jesus Cristo''. E, por quatro anos, apresentou o programa ''Zoom'', da TV Cultura.
A atriz gaúcha Cléo de Páris, por sua vez, integra a companhia Satyros, um dos principais grupos da cena teatral paulistana. Atuou nas montagens de ''A Filosofia na Alcova'' e ''Inocência''. Em Porto Alegre, participou de vários produções cinematográficas, chegando a receber um Kikito como melhor atriz em curtas e médias em 16mm no 26º Festival de Cinema de Gramado.
Recentemente, fez parte do elenco do filme ''A Encarnação do Demônio'', de Zé do Caixão. No filme sobre Booker Pittman, ela será uma das amantes do protagonista. Sobre a experiência em Londrina, a atriz destacou as idéias do diretor: ''Acho lindo a estética que ele propõe, todo o cuidado com a imagem e o som''.
A produção reúne um grande time de profissionais da cidade - entre eles Bruno Gehring (produtor executivo e diretor de produção), Argel Medeiros (diretor de produção), Anderson Craveiro (1º assistente de fotografia e 2º cinegrafista), Artur Ianckievicz (co-roteirista e 1º assistente de direção), Nélio Pinheiro (figurinos) e Guilherme Baracat (projeto gráfico e finalização).
A equipe técnica inclui 40 profissionais. Em algumas cenas, haverá mais de 40 figurantes, além de assistentes extras. No total, até a finalização do projeto, mais de 150 pessoas estarão participando do projeto.
De acordo com Grota, logo após o lançamento do curta em março de 2008, será iniciada a produção de um longa-metragem sobre a vida do músico incluindo também o período de formação nos EUA, a passagem pela França, Argentina, e a longa permanência no Brasil. O longa poderá chegar às telas em 2009, ano marcado pelo centenário do nascimento do músico, além dos 40 anos de sua morte.


