São Paulo - O novo DVD de Gaby Amarantos, "Live in Jurunas", não será vendido nas lojas. Ele já está disponível na internet, de graça. Isso porque foi gravado no quintal da casa onde a artista ainda mora, em Jurunas, bairro da periferia de Belém do Pará, e toda a produção custou apenas R$ 800.
"A ideia foi da cineasta Priscilla Brasil, hoje minha empresária. Nós achamos que iria levar anos para isso acontecer", conta Gaby.
Na mesma época em que Priscila teve a ideia, em 2011, porém, o diretor francês de vídeo Vincent Moon cruzou o caminho das duas e decidiu colocar o plano em prática. "Ele conheceu a minha casa em uma quarta. No domingo, já filmamos", lembra a cantora. "A ideia era só fazer um registro no meu bairro e sentir como as pessoas reagiriam às músicas, que seriam lançadas no álbum 'Treme'", diz Gaby.
Já conhecidas na região graças ao sucesso da antiga banda da cantora, Tecno Show, músicas como "Faz um T" e "Beba Doida" estavam na boca da plateia, formada por vizinhos e familiares de Gaby. Ela também canta "Galera da Laje", "Merengue Latino", "Panamericano" e "Chuva" - bem nessa hora, uma garoa chegou a tempo de completar o visual do vídeo.
"Todos os momentos foram registrados por acaso, como a cena em que um menino vem cantar comigo", diz a artista citando o jovem Tiffany Wilson, que, no DVD, dividiu com ela os vocais em "Galera da Laje" e "Panamericano". Fora isso, há cenas inusitadas, como a de uma senhora vestida com estampas de oncinha, que dança cheia de animação.
Além do show, o DVD mostra a casa de Gaby e sua rotina num documentário. No início, ela pede a bênção da mãe, Elza, canta para o filho, Davi, e sai para o palco montado diante de casa. "Na hora do show, coloco uma espécie de cocar, para mostrar a transformação de mãe e dona de casa em artista."

Diretor francês
O diretor de vídeos francês Vincent Moon foi quem tornou a gravação do DVD "Live in Jurunas" possível. Conhecido por dirigir videoclipes de bandas internacionais, como R.E.M. e e Arcade Fire, Moon já realizou mais de 200 clipes. Ele dedicou três dias de seu tempo, sem cobrar nada, para fazer o registro do show de Gaby Amarantos no bairro Jurunas.
Moon chegou até Gaby por meio da cantora e atriz Thalma de Freitas. "Ele fica viajando pelo mundo para fazer registros de artistas e de pessoas desconhecidas que ele acha interessante. Ele fez o mesmo com o Ney Matogrosso, com a Elza Soares e com a Thalma, que comentou sobre mim para ele", conta Gaby.
A cantora e a cineasta Priscilla Brasil, que dirigiu o clipe "Xirley", pensavam que era necessário arrecadar verba para o projeto. "Ele veio e ficou pilhando a gente, dizendo que era possível. Então, decidimos encarar o desafio", diz ela.
Por onde passa, Vincent Moon faz vídeos aproveitando a mão de obra local, sem se preocupar em envolver profissionais da área. Priscilla codirigiu o DVD com Vincent. "Ela ajudou muito desde o começo, até para agilizar o meu encontro com ele, respondendo aos e-mails em inglês. Se não fosse por ela, nada disso teria acontecido", conta Gaby.
Em suas viagens ao redor do mundo, Moon também exibe o DVD de Gaby por onde passa, o que já ajuda na carreira internacional da cantora. "Agora em julho, farei shows nos Estados Unidos e Inglaterra", revela a cantora.

mockup