Princesas, fantasmas e videntes
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Marcela Rocha Mendes<br> Equipe da Folha 
De uma coisa as garotas entre 13 e 18 anos não podem reclamar: falta de opção literária. Seja personagens fantásticos, com poderes sobrenaturais, ou adolescentes comuns com vidas extraordinárias, o mercado editorial para esse público fervilha. E uma das autoras mais queridas - e vendidas - esteve esta semana em Curitiba conversando com fãs e lançando dois novos títulos de suas séries best-sellers.
Meg Cabot tem mais de 50 livros publicados, entre títulos infantis, séries juvenis e trilogias para jovens adultas. Seu maior sucesso é a série ''O Diário da Princesa'', transformada em filmes pelos estúdios Walt Disney. Mas, apesar de trazer como protagonistas princesa, médium ou vidente, seu público garante que a identificação com as histórias é grande, como se partes da própria vida - ou da vida sonhada - estivessem impressas naquelas páginas.
Rebekka Waculicz, 16 anos, acha que, além de ter originalidade, Meg conhece a verdade das adolescentes. ''Ela trata os assuntos com naturalidade. Como a princesa, que tem problemas no colégio ou com os amigos. Outros autores não exploram isso tão bem. E é também uma leitura muito gostosa'', conta. A estudante disse que já pensa em passar a coleção de livros da autora para os filhos, algum dia.
Perto de fazer o vestibular, Maria Rita Dalledone, 18 anos, precisou deixar de lado o vício pelos livros de Meg. ''Quando eu começo a ler, não paro. Comecei a ler os livros dela com 15 anos, gostei e nunca mais deixei de acompanhar. Já li até em inglês aqueles que ainda não chegaram por aqui'', afirma. Para ela, o mais interessante são as histórias de romance.
Entre o público presente na noite de autógrafos, garotas entre 14 e 20 anos eram maioria. Mas um ou outro rosto destoava da multidão: mães ou pais acompanhantes e também garotos. Abordados pela reportagem, quase todos justificavam estar ''apenas de passagem'' ou ''acompanhando a namorada''. Exceto o corajoso Alexandre Rodrigues, 18 anos, que respondeu prontamente ao chamado: ''Sim, sou fã da Meg Cabot''.
Mas é claro que ele tem argumentos na ponta da língua. ''Comecei a ler a série 'A Mediadora' por causa da minha namorada, que é muito fã. Mas gostei. Acho que os garotos podem, sim, gostar de algo mais sentimental. E o melhor das histórias dela é o romance'', admite.
Pais que temem ter filhos ''bitolados'' em literatura juvenil, não têm com o que se preocupar. Os fãs, histéricos ou não, garantem que não ficam somente com os títulos de Meg. Entre os nomes citados por Alexandre, Rebekka e Maria Rita estão Machado de Assis e Clarice Lispector, sem contar, é claro, com Stephenie Meyer (da série Crepúsculo), J.K. Rowling (da série Harry Potter) e até Dan Brown (de best-sellers como ''O Código Da Vinci'' e ''Anjos e Demônios'').


