A apresentação do espetáculo “Quando Quebra Queima”, realizada na última sexta-feira (1), no Colégio Estadual Hugo Simas, em Londrina, como parte da Mostra Nacional de Artes Cênicas - Filo 2019, transformou-se em polêmica, após a circulação de um vídeo com o depoimento da mãe de uma aluna contrariada com a encenação que foi incluída como atividade curricular para as turmas da noite, embora fosse aberta e divulgada para o público em geral , com entrada gratuita.

No vídeo, a mãe reclama da obrigatoriedade da participação da filha na apresentação, bem como da falta de informação sobre o que seria exatamente o conteúdo do espetáculo. Nas redes sociais, a viralização culminou com o agendamento de protesto para às 19 horas desta terça, (5), na porta do colégio. Ela também reclama do conteúdo do espetáculo que critica a Polícia Militar e aponta como inadequadas as cenas de beijo entre pessoas do mesmo sexo que foram relatados pela filha. A mãe não assistiu ao espetáculo.

Diante dos desdobramentos, os realizadores da Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 50+1 emitiram na tarde desta terça-feira (5) uma nota à imprensa defendendo o direito assegurado pela Constituição Federal e posicionando-se contra toda e qualquer manifestação de censura, violência, racismo, homofobia, intolerância ou outro tipo de preconceito. "Acreditamos no diálogo como forma de propor questões fundamentais para o exercício da cidadania e suscitar trocas dos mais diversos pontos de vista, sempre em ambiente de respeito mútuo. O Festival Internacional de Londrina tem uma história de mais de 50 anos ligada à educação e à cultura, e sempre defendeu princípios. É marca em sua trajetória o protagonismo no movimento de resistência cultural. O FILO tem como característica o respeito pela diversidade, que é um dos eixos da identidade brasileira. Acima de tudo, o Festival acredita no poder transformador do teatro e das artes."

Espetáculo criado a partir de manifestações estudantis, em outubro de 2015, já foi apresentado em várias cidades do Brasil e no exterior
Espetáculo criado a partir de manifestações estudantis, em outubro de 2015, já foi apresentado em várias cidades do Brasil e no exterior | Foto: Danilo Galvão/ Divulgação

Segundo a assessoria do FILO, "o espetáculo já foi apresentado em várias cidades, nos principais festivais do Brasil e também em países como Portugal e Inglaterra. Como aconteceu nos demais lugares por onde passou - na maioria das vezes dentro de escolas públicas -, foi muito bem recebido pelo público presente no Colégio Estadual Hugo Simas, que abriu suas portas para esse debate."

Grupo nasceu da luta pela educação

O espetáculo "Quando Quebra Queima" teve origem numa manifestação política estudantil. Em outubro de 2015, o governo do Estado de São Paulo tentou impor um projeto para fechar mais de 100 escolas estaduais. Como resposta a esse projeto, estudantes de todas as regiões da capital paulistana - e em seguida do País - ocuparam suas escolas e barraram a proposta que consideravam uma forma de sucateamento da educação. Os episódios reais vivenciados pelo movimento coletivo, batizado como Primavera Secundarista, deram origem ao espetáculo apresentado na Mostra Nacional de Artes Cênicas - Filo 2019.

Sua apresentação no Colégio Estadual Hugo Simas, ocorreu depois que outra instituição de ensino da cidade não pode recebê-la por razões técnicas. Considerado emblemático como local de luta estudantil, o Colégio Estadual Hugo Simas foi uma das escolas ocupadas em Londrina em outubro de 2016, quando 642 colégios foram ocupados no Paraná, sendo 31 só em Londrina.

Elenco de 'Quando Quebra Queima': espetáculo apresentado no Colégio Hugo Simas foi alvo de protestos por seu conteúdo político e crítico
Elenco de 'Quando Quebra Queima': espetáculo apresentado no Colégio Hugo Simas foi alvo de protestos por seu conteúdo político e crítico | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Esclarecimento do Colégio Hugo Simas

A reportagem entrou em contato com a diretora da escola citada no vídeo, mas foi informada que ela estava participando de uma ouvidoria iniciada por conta da apresentação na escola. Leia na íntegra a nota de esclarecimento divulgada pelo Colégio Hugo Simas, tendo em vista os acontecimentos:

"Nota oficial de esclarecimento sobre a apresentação do espetáculo do FILO (Festival Internacional de Londrina)- "Quando Quebra Queima", ocorrido na última sexta-feira, dia 01/11, no Colégio Estadual Hugo Simas:

A direção do Colégio Estadual Hugo Simas, diante dos últimos acontecimentos, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca da apresentação teatral do FILO – Festival Internacional de Londrina, realizada nesta instituição de ensino na última sexta-feira, 01 de novembro de 2019, no período noturno.

Inicialmente, cumpre informar que a mencionada atividade cultural faz parte da programação do FILO, um dos mais importantes eventos culturais realizados anualmente nesta cidade. Ademais, esclarece-se que a apresentação estava programada para ocorrer em outra escola estadual do município de Londrina e, diante da impossibilidade de se realizar o espetáculo no local previamente agendado (inviabilidade técnica), a organização do Festival solicitou que a atividade ocorresse no Colégio Estadual Hugo Simas, o que foi prontamente atendido.

O nosso colégio é a instituição pública mais antiga da cidade, e nestes mais de 80 anos, vem cumprindo um papel fundamental na disseminação da cultura e da produção artística na cidade. Cabe ressaltar, ainda, que nos últimos anos a escola também acolheu o Festival Internacional de Música de Londrina, demonstrando que o Projeto Político Pedagógico da escola tem, no diálogo e no envolvimento da comunidade escolar, um aspecto fundamental.

O espetáculo, “Quando Quebra Queima”, tem classificação indicativa de 10 anos, foi um evento público, aberto à comunidade e contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio do período noturno do colégio. A apresentação procurou trabalhar a questão das juventudes, da valorização da diversidade, do acesso à educação, dentre outros temas importantes na formação dos jovens na atualidade. A organização do FILO, ao fazer contato com a direção escolar, informou que o grupo artístico e o espetáculo já foram apresentados na Mostra Internacional de São Paulo/Paralela e em outros importantes festivais do Brasil e do Mundo.

As temáticas abordadas na apresentação compõem as Diretrizes Estaduais da Educação de várias disciplinas que estão previstas na organização curricular do Ensino Médio no Paraná. Ademais, o respeito à diversidade, a liberdade de aprender e ensinar e o pluralismo de ideias encontram proteção no texto da Constituição Federal (CF, art. 3o, inc. IV e art. 206, inc.II), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e em diversas leis e instruções normativas estaduais, tais como a lei n􏰀 16.454/2010, que instituiu o Dia Estadual de Combate a Homofobia no Paraná e a Instrução n􏰀 010/2010-SUED/SEED, que regulamenta a ação das Equipes Multidisciplinares para tratar da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena.

Diante das informações equivocadas que circulam na imprensa e nas redes sociais, é oportuno ressaltar que, por se tratar de uma atividade escolar, se faz necessário o controle de frequência dos estudantes. A direção escolar, de forma responsável, como sempre faz, não autoriza a dispensa de estudantes menores sem autorização de pais e ou responsáveis. Além disso, a lei estadual n.􏰀18.118/14 proíbe o uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos durante os horários de aulas em estabelecimentos de ensino. Outrossim, permitir a filmagem de um espetáculo teatral viola os direitos autorais e expõe a imagem dos adolescentes de forma indevida.

A interpretação equivocada da atividade supracitada gera uma exposição, criminalização e insegurança dos professores (as) e funcionários (as) da escola, bem como prejudica o desenvolvimento das atividades escolares. O nosso colégio tem uma História de contribuição com a construção de uma educação pública e de qualidade em Londrina, além disso, conta com um quadro de docentes altamente qualificados e comprometidos com o ensino, conforme também observado nas últimas avaliações externas, como Prova Paraná, SAEP e Prova Brasil, levando ao aumento em nosso índice do IDEB.

Por fim, a escola reafirma seu compromisso com o diálogo aberto, democrático e com uma educação pública e de qualidade.

Atenciosamente,

Direção do Colégio Estadual Hugo Simas

Londrina, 04 de novembro de 2019.