| |

Folha 2 5m de leitura

Primavera Secundarista em cena no Hugo Simas

Grupo formado por participantes do movimento estudantil que ocupou escolas em São Paulo se apresenta no Colégio Hugo Simas, nesta sexta (1)

ATUALIZAÇÃO
01 de novembro de 2019

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Em outubro de 2015, sem consultar os estudantes ou a comunidade escolar o governo do Estado de São Paulo tentou impor um projeto para fechar mais de 100 escolas estaduais. Como resposta a esse projeto, estudantes de todas as regiões da capital paulistana e em seguida do País ocuparam suas escolas e barraram a proposta de sucateamento da educação. O clima que dominou o movimento batizado como Primavera Secundarista será revivido em Londrina durante a Mostra Nacional de Artes Cênicas - Filo 2019. 

'Quando Quebra Queima' traz episódios vividos pelos secundaristas que impediram o sucateamento da educação
 

Estudantes que participaram das ocupações que ocorrem há três anos em São Paulo e que integram o grupo ColetivA Ocupação apresentam recortes de episódios vividos por eles no espetáculo “Quando Quebra Queima”, que será encenado nesta sexta-feira (1º), às 20 horas, no Colégio Hugo Simas.  

 A montagem reúne estudantes, artistas e performers de diferentes regiões de São Paulo que se conheceram durante as ocupações. Dessa aproximação com o teatro, performance e luta nasceu o grupo que tem um trabalho contínuo de convivência e criação desde 2016. A ColetivA Ocupação, no seu dia a dia de encontro e investigação busca tecer outras e novas relações na vida interna do grupo e com o mundo. 

A diretora Martha Kiss Perrone conheceu os estudantes durante as ocupações (filmando as manifestações e ocupações inicialmente). Em seguida, com a circulação do seu espetáculo Rózà nas Escolas Ocupadas, assina os vídeos exibidos durante a montagem com imagens dos próprios performers durante as manifestações e ocupações de 2015/2016. Fotos, textos, diários e atas dos próprios ex-secundaristas serviram de base para o espetáculo, que foi construído colaborativamente com todos os estudantes que assinam em conjunto a dramaturgia e criação da peça. Atualmente, o grupo ministra residências e oficinas. 

Na apresentação em Londrina não haverá cobrança de ingressos, mas a produção do espetáculo pede para o público levar produtos de limpeza ou de higiene pessoal, que serão trocados pelo convite na portaria da escola, uma hora antes do início da apresentação. A retirada de convites é por ordem de chegada, com lotação limitada. 

Serviço:  

Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo 2019  

Espetáculo - “Quando Quebra Queima”, com o grupo o grupo ColetivA Ocupação (São Paulo) 

Quando – Sexta-feira (1º), às 20 horas  

Onde - Colégio Estadual Hugo Simas (entrada pela Rua Prefeito Hugo Cabral, 677) 

Entrada gratuita 

Classificação indicativa: 10 anos  

Nas ondas do rádio 

O rádio é o companheiro da dona de casa Maria de Aparecida de Lourdes, personagem interpretada pela cantora e atriz Silvia Borba, de Londrina. Enquanto cumpre suas tarefas, ela gosta de cantar as canções eternizadas pelas grandes cantoras da época de ouro do rádio. O espetáculo “Cantoras do Rádio” faz parte da programação da Mostra Nacional de Artes Cênicas FILO 50+1 e acontece nesta sexta-feira (1º), às 22 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. 

O repertório conta com músicas que foram imortalizadas por Aurora e Carmen Miranda, Linda e Dirce Batista, Irmãs Galvão, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Eliseth Cardoso, Ângela Maria e Aracy de Almeida. Em sua cozinha, a dona de casa recebe três amigas e com elas divide os vocais, em participações especiais: Heloisa Trida, Regina Reis e Marina Madi. O espetáculo tem ainda a participação dos músicos Guilherme Villela, Marcos Santos, Vinicius Lisboa e André Coudeiro. 

Serviço:

Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo 2019   

Espetáculo - "Cantoras do Rádio”, com Silvia Borba 

Quando – Sexta-feira (1º), às 22 horas 

Onde - Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Av. Arthur Thomas, 342) 

Quanto – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)   

Pontos de venda – Loja Ciranda e www.sympla.com.br   

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS