Em outubro de 2015, sem consultar os estudantes ou a comunidade escolar o governo do Estado de São Paulo tentou impor um projeto para fechar mais de 100 escolas estaduais. Como resposta a esse projeto, estudantes de todas as regiões da capital paulistana e em seguida do País ocuparam suas escolas e barraram a proposta de sucateamento da educação. O clima que dominou o movimento batizado como Primavera Secundarista será revivido em Londrina durante a Mostra Nacional de Artes Cênicas - Filo 2019.

'Quando Quebra Queima' traz episódios vividos pelos secundaristas que impediram o sucateamento da educação
'Quando Quebra Queima' traz episódios vividos pelos secundaristas que impediram o sucateamento da educação | Foto: Danilo Galvão/ Divulgação

Estudantes que participaram das ocupações que ocorrem há três anos em São Paulo e que integram o grupo ColetivA Ocupação apresentam recortes de episódios vividos por eles no espetáculo “Quando Quebra Queima”, que será encenado nesta sexta-feira (1º), às 20 horas, no Colégio Hugo Simas.

A montagem reúne estudantes, artistas e performers de diferentes regiões de São Paulo que se conheceram durante as ocupações. Dessa aproximação com o teatro, performance e luta nasceu o grupo que tem um trabalho contínuo de convivência e criação desde 2016. A ColetivA Ocupação, no seu dia a dia de encontro e investigação busca tecer outras e novas relações na vida interna do grupo e com o mundo.

A diretora Martha Kiss Perrone conheceu os estudantes durante as ocupações (filmando as manifestações e ocupações inicialmente). Em seguida, com a circulação do seu espetáculo Rózà nas Escolas Ocupadas, assina os vídeos exibidos durante a montagem com imagens dos próprios performers durante as manifestações e ocupações de 2015/2016. Fotos, textos, diários e atas dos próprios ex-secundaristas serviram de base para o espetáculo, que foi construído colaborativamente com todos os estudantes que assinam em conjunto a dramaturgia e criação da peça. Atualmente, o grupo ministra residências e oficinas.

Na apresentação em Londrina não haverá cobrança de ingressos, mas a produção do espetáculo pede para o público levar produtos de limpeza ou de higiene pessoal, que serão trocados pelo convite na portaria da escola, uma hora antes do início da apresentação. A retirada de convites é por ordem de chegada, com lotação limitada.

Serviço:

Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo 2019

Espetáculo - “Quando Quebra Queima”, com o grupo o grupo ColetivA Ocupação (São Paulo)

Quando – Sexta-feira (1º), às 20 horas

Onde - Colégio Estadual Hugo Simas (entrada pela Rua Prefeito Hugo Cabral, 677)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 10 anos

Nas ondas do rádio

O rádio é o companheiro da dona de casa Maria de Aparecida de Lourdes, personagem interpretada pela cantora e atriz Silvia Borba, de Londrina. Enquanto cumpre suas tarefas, ela gosta de cantar as canções eternizadas pelas grandes cantoras da época de ouro do rádio. O espetáculo “Cantoras do Rádio” faz parte da programação da Mostra Nacional de Artes Cênicas FILO 50+1 e acontece nesta sexta-feira (1º), às 22 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

O repertório conta com músicas que foram imortalizadas por Aurora e Carmen Miranda, Linda e Dirce Batista, Irmãs Galvão, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Eliseth Cardoso, Ângela Maria e Aracy de Almeida. Em sua cozinha, a dona de casa recebe três amigas e com elas divide os vocais, em participações especiais: Heloisa Trida, Regina Reis e Marina Madi. O espetáculo tem ainda a participação dos músicos Guilherme Villela, Marcos Santos, Vinicius Lisboa e André Coudeiro.

Serviço:

Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo 2019

Espetáculo - "Cantoras do Rádio”, com Silvia Borba

Quando – Sexta-feira (1º), às 22 horas

Onde - Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Av. Arthur Thomas, 342)

Quanto – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Pontos de venda – Loja Ciranda e www.sympla.com.br