A 15ª edição da Primavera dos Museus movimentará diversas cidades da região do Norte do Paraná com eventos culturais entre esta segunda-feira (20) e o próximo domingo. Diversas atividades on-line e presenciais serão promovidas por meio de uma parceria entre instituições de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia. Visitas guiadas, bate-papo com artistas e escritores e exibição de documentário integram a programação que tem como tema “Museus: perdas e recomeços – convidando para a reflexão acerca da função e desafios do atual momento para museus e casas de memória”.

Dentro da programação da Primavera dos Museus, haverá na terça-feira (20) um encontro on-line para discutir a arquitetura moderna de Artigas e Cascaldi
Dentro da programação da Primavera dos Museus, haverá na terça-feira (20) um encontro on-line para discutir a arquitetura moderna de Artigas e Cascaldi | Foto: Gustavo Carneiro/ Arquivo Folha 19-05-2021

A Primavera dos Museus é um programa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que anualmente reúne ações propostas por museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, orientadas por um tema lançado pelo instituto. Na região Norte do Paraná, o evento será realizado por meio de parcerias entre o Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, Museu do Café de Ibiporã, Museu Histórico de Cambé, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, Museu Municipal de Rolândia, Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Sesc Cadeião Cultural, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Projeto de Educação Patrimonial.

A programação será aberta nesta segunda-feira (20), às 14 horas, com a exibição do documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente” (2021), seguido de bate-papo com o diretor do filme, Daniel da Silva, e o arquiteto Marcos Pelisson, músico e amigo de Henrique Aragão. A conversa será focada na vida e obra de Henrique de Aragão (1931-2015), artista que fundou em 1966 a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, em Ibiporã, e viveu no local até sua morte, em 2015.

Às 15h20, acontece o encontro online “Paulo Menten e o Universo da Gravura.O bate-papo terá como convidados Raphael Menten (historiador e neto do artista Paulo Menten, e que vem trabalhando com a catalogação/digitalização do acervo de seu avô); Priscilla Perrud Silva (pesquisadora de patrimônio cultural e autora da tese de doutorado intitulada "O Universo Menteniano: Paulo Menten e os mundos da arte da gravura no Brasil do século XX") e Sandra Jóia (servidora pública municipal aposentada, que atuou 18 anos junto à gestão do Museu de Arte de Londrina).

Na terça-feira (21), às 14 horas, acontece um bate papo on-line com o autor Leandro Magalhães sobre o livro “As Aventuras do Gato Caixeiro nos Museus de Londrina”. No mesmo horário haverá uma aula de dança presencial ao ar livre no teatro de arena Eutália Aragão, em Ibiporã, com os professores da Escola de Ballet de Ibiporã, explicando a alunos da rede municipal os princípios básicos do ballet, preparação física e artística, seguida de apresentação de coreografias. E às 15 horas, será realizada uma visita guiada pela Casa de Artes de Ibiporã.

Ainda na terça-feira, às 15h20, ocorre e encontro on-line: “Arquitetura Moderna de Artigas e Cascaldi”. A conversa abordará o tombamento da edificação, sua importância para a arquitetura modernista brasileira, a relação do acervo de obras com a obra arquitetônica em si, além das perspectivas para o futuro do Museu de Artes de Londrina. O encontro reunirá Juliana Suzuki (pesquisadora de arquitetura moderna e estudiosa das obras de Artigas/Cascaldi), Bernardo Pellegrini (atual Secretário Municipal Cultura de Londrina) e Zuca Paula (historiadora e artista plástica que integra o acervo do MAL, além de ter pesquisas relacionadas ao arquiteto Vilanova Artigas).

A programação completa da 15ª edição da Primavera dos Museus pode ser conferida no Portal Unifil Eventos

Serviço:

15ª edição da Primavera dos Museus

Quando – De 20 a 26 de setembro

Inscrições Portal Unifil Eventos

Gratuito