Estão abertas até o dia 03 de fevereiro as inscrições para um dos mais importantes concursos literários do país: o Prêmio Sesc de Literatura, que chega à sua 20ª edição, em 2023. Podem se inscrever autores de obras inéditas nas categorias Conto e Romance, voltadas para o público adulto e escritas em língua portuguesa, por autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as), residentes no Brasil.

O objetivo da premiação é oxigenar o mercado e dar oportunidade a autores estreantes, que ainda não conseguiram tirar seu projeto do papel. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva editorial.

O resultado será divulgado em maio e a cerimônia de lançamento oficial das obras está prevista para novembro de 2023. O vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea e estadia pagas pelo Sesc para comparecer à premiação. Ele assina contrato com a editora que passa a ser responsável pelos termos da edição.

COMO PARTICIPAR

Cada participante pode inscrever apenas um trabalho. Na categoria Conto, o material deverá ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços e, na categoria Romance, de 160 mil a 600 mil caracteres com espaços, sem ilustrações e no formato Word 2007 em diante (.docx). A fonte indicada é a Times New Roman tamanho 12, em estilo normal, na cor preta e com formatação justificada, alinhamento espaço duplo e todas as margens medindo 2,5 centímetros.

É importante atentar para as regras previstas no edital para evitar a invalidação do trabalho pelo não atendimento aos requisitos. Na inscrição deve constar apenas o título do trabalho, sem qualquer referência nominal ao autor sob pena de exclusão da participação no processo.

A análise dos materiais inscritos será feita por subcomissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, definidos pelo Sesc. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line, com envio da obra como anexo.

O formulário está disponível no site do Sesc e as dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].