O escritor gaúcho Jeferson Tenório foi o vencedor na categoria romance com "O Avesso da Pele"
O escritor gaúcho Jeferson Tenório foi o vencedor na categoria romance com "O Avesso da Pele" | Foto: Divulgação

O Prêmio Jabuti divulgou na noite desta quinta-feira (25) os vencedores de 2021 em cerimônia virtual.

O grande vencedor da categoria romance foi o escritor gaúcho Jeferson Tenório com o livro "O Avesso da Pele". O livro aborda a história de um jovem negro que reimaigina a vida do pai, um professor morto pela violência policial.

O Avesso da Pele,  que deu o Prêmio Jabuti de melhor romance, aborda o racismo de forma contundente
O Avesso da Pele, que deu o Prêmio Jabuti de melhor romance, aborda o racismo de forma contundente | Foto: Divulgação

Na categoria poesia, uma das mais aguardadas, o prêmio foi disputado em 2021 só por mulheres e foi dado postumamente à poeta mineira Maria Lúcia Alvim pelo livro "Batendo o Pasto". Nascida em Araxá (MG) em 1932, ela morreu, aos 88 anos, de Covid -19 em fevereiro deste ano.

"A República das Milícias", de Bruno Paes Manso, venceu a categoria de não-ficção, entre as biografias e livros-reportagem. O livro que guarda conexões com personagens da política do período Bolsonaro também foi transformado em pod cast.

Na cerimônia virtual para a entrega dos prêmios, o presidente da CBL - Câmara Brasileira do Livro - Vitor Meirelles, anunciou que este ano o prêmio teve 31% a mais de inscritos, revelando a força da literatura mesmo num período obscuro em que as artes e a cultura têm sido maltratadas com falta de recursos e de reconhecimento.

A obra infantil "Sagatrissuinorana", de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, foi consagrada como "livro do ano". Trata-se de uma versão da história dos Três Porquinhos que remete à linguagem de João Guimarães Rosa. Inspirado nas tragédias de Mariana e Brumadinho (MG) ele traz para a literatura os dramas que o Brasil não quer calar.

A lista completa de todos os premiados pode ser conferida no site da Câmara Brasileira do Livro