Criado pelo comediante, apresentador e roteirista Fábio Porchat em 2017 para contemplar os melhores espetáculos do gênero apresentados em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Prêmio do Humor mudou de formato devido à pandemia de Covid-19. Na edição de 2022, a premiação optou por conceder apoio financeiro para que artistas de todo o Brasil que ficaram impossibilitados de trabalhar durante um longo período tenham a oportunidade de levar aos palcos espetáculos inéditos. Entre os três projetos selecionados para receber o aporte de R$ 80 mil está “Ritalino e o Quinteto Incompleto”, idealizado pelo ator e produtor de Londrina, Tiago Marques.

“Esse prêmio criado pelo Fábio Porchat permite aprofundar a pesquisa e criar um espetáculo com tudo que foi idealizado na concepção do projeto. O projeto tem objetivos muito bonitos e com esse aporte acreditamos que estamos muito mais próximos de atingi-los”, comemora o ator e produtor Tiago Marques.

Ele comenta que ficou sabendo pela internet da mudança no formato do prêmio e resolveu se inscrever, apesar de não ter muita esperança de estar entre os contemplados. “Pelo perfil do Porchat, achei que fossem dar preferência a projetos de stand up. Foi uma surpresa muito grande saber que estava entre os selecionados. O resultado do edital saiu no mês de dezembro, mas só estamos divulgando agora depois que ter o contrato assinado”, relata.

“Ritalino e o Quinteto Incompleto” é um espetáculo cênico-musical que vai reunir o ator Tiago Marques, o Palhaço Ritalino, com outros artistas convidados. A montagem vai estrear no segundo semestre deste ano e terá como mote a afinidade da palhaçaria com a música, através de pesquisas pautadas na relação dessas duas linguagens artísticas. O roteiro será elaborado no decorrer da etapa de pré-produção, juntamente com as composições musicais. O músico e compositor Tonho Costa atuará como diretor musical, arranjador e integrante do elenco. As composições terão uma grande variedade em ritmos como o xote, o foxtrote, samba, rock, entre outros. A direção artística ficará sob a responsabilidade de Adriane Gomes.

Marques afirma que o novo espetáculo fará uma grande homenagem aos palhaços brasileiros. "No século passado nosso palhaço se destacou cantando e até saindo do picadeiro para se apresentar em rádios e lançando discos. Já a maneira do palhaço trabalhar na América tomou um caminho um pouco diferente do palhaço europeu que enfrentou um período de proibição no uso da fala", ressalta. "Reforçando essa característica, faremos um espetáculo de palhaço disfarçado de show musical, com canções autorais compostas sob a ótica do palhaço, esse ser torto que imprime graça e poesia ao compartilhar sua visão do mundo sobre situações do cotidiano. Lembrando que quando se trata de um show de palhaço tudo de estranho pode acontecer durante a apresentação”, conclui.

Além do espetáculo que será encenado pelo palhaço Ritalino e convidados, o Prêmio do Humor teve entre os contemplados os projetos: “Mazorca na Bandalha”, de Bruce de Araújo e “Esperando Beltrano”, de Álvaro Assad. O edital foi lançado em 2021, com regras baseadas na criatividade e na inclusão. Entre as exigências descritas, os espetáculos deveriam ser inéditos, de comédia, com temática livre, e ter elenco e produção formados com, no mínimo, 50% de pessoas pretas.

Tiago Marques: "“No começo do século, os palhaços eram proibidos de falar e de cantar em quase todo o mundo. Porém, o Brasil rompeu com essa tradição"
Tiago Marques: "“No começo do século, os palhaços eram proibidos de falar e de cantar em quase todo o mundo. Porém, o Brasil rompeu com essa tradição" | Foto: Vanessa Yamamoto/ Divulgação

Leia mais

Palhaços de Londrina são tema de exposição fotográfica

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1