Prêmio celebra os melhores da moda brasileira
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de maio de 2002
Karla Matida<br>Reportagem Local 
No início da novela global Desejos de Mulher, a personagem Andréa Vargas (Regina Duarte) recebia o prêmio AbitFashion de melhor estilista das mãos de Paulo Borges, diretor e idealizador da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil. Era tudo encenação. Amanhã à noite em São Paulo, o prêmio acontece de verdade e vai indicar os melhores da moda brasileira.
Idealizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o prêmio está em sua terceira edição e abrange toda a cadeia têxtil e de confecção do País. Vinte e cinco categorias serão premiadas hoje com troféus criados pela artista plástica Temis de Paris. Vale lembrar que o setor têxtil emprega 1,5 milhão de pessoas. São 30 mil empresas com faturamento US$ 22,7 bilhões e que no ano passado exportaram US$ 1,3 bilhão.
Os premiados, que serão conhecidos amanhã, foram escolhidos em duas etapas. Na primeira fase, o júri composto por 95 pessoas indicou de cinco a dez nomes nas categorias artísticas. Depois, os nomes passaram para um júri com 180 profissionais. Assim como nos grandes prêmios internacionais, o mistério é total já que os envelopes só serão abertos na hora da entrega.
Para suportar todo o suspense, os convidados e indicados poderão relaxar ao som de Maria Bethânia, que se apresenta antes da entrega dos prêmios. Em um show idealizado pela diretora Bia Lessa, Bethânia receberá no palco a atriz e cantora alemã Hanna Schygulla, convidada especialíssima da noite.
Este ano, a novidade do prêmio é a entrega para a categoria de fornecedor de algodão. Até quatro anos atrás, o Brasil tinha que importar algodão. Hoje já é completamente auto-suficiente na área.
Entre as categorias artísticas, a grande expectativa fica por conta do nome do melhor estilista. Reinaldo Lourenço, Walter Rodrigues, Thaís Losso (Cavalera), Carlos Miele (M.Officer) e Alexandre Herchcovitch disputam o prêmio.


