Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Maringá lança e-books gratuitos sobre lugares marcantes da cidade
| Foto: André Renato / Divulgação PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência do Patrimônio Histórico, lançou uma série de e-books com informações sobre lugares que são marcantes na memória maringaense e que tratam de temáticas do patrimônio cultural. O material pode ser acessado pela Plataforma Formar Semuc e o download é gratuito.

Os temas dos e-books são: Capela São Bonifácio, Capela Santa Cruz, Capela Nossa Senhora Aparecida, Cultura e Bens Culturais, e Anotações sobre uma experiência de formação de um arquivo municipal; o caso de Maringá. Outros materiais estão sendo desenvolvidos. A ação é coordenada pelo gerente de Patrimônio Histórico, Edson Luiz Pereira. Ele observa que “a ação busca criar vínculos entre a história de Maringá e seus munícipes”.

Os textos são do historiador João Laércio Lopes Leal e da historiadora Veroní Friedrich. Leal comenta que a Prefeitura está investindo na alimentação de ações ligadas à memória de bens tombados de Maringá. “Por isso, decidimos divulgar o trabalho por meio dos e-books e alcançar um público maior. Em tempos de pandemia, essa plataforma vem bem a calhar. É um trabalho simples, objetivo”.

Veroní Friedrich pontua que “pensar os patrimônios culturais requer criar relações de pertencimentos entre eles e a sociedade, daí a grande relevância dessa política pública desenvolvida pela Secretaria de Cultura”.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1