Uma iluminação cênica especial foi inaugurada no último sábado (14) e deu a prédios históricos merecido destaque. O Museu de Arte, a Secretaria de Cultura, a Biblioteca Municipal e o Cine Teatro Ouro Verde são as edificações contempladas e integram as comemoração de aniversário de 86 anos de Londrina.

Durante um mês, a população poderá ver de maneira diferente obras declaradas como Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural do município contempladas pelo projeto “MEMÓRIAS - uma reinvenção da cidade jardim”. Um passeio noturno permite ver detalhes da arquitetura, as ações do tempo, bem como rendem fotografias diferenciadas - em razão do trabalho de iluminação realizado.

O projeto foi idealizado pelo ator e produtor Fabrício Polido, que convidou a atriz, iluminadora e fotógrafa Camila Fontes para criar a iluminação. “Londrina está comemorando mais um ano rumo ao centenário. Esta será uma oportunidade para apresentar a cidade sob uma nova perspectiva, reforçando a importância desses prédios para sua construção e história”, destaca Polido. “Eu priorizei a simplicidade para ressaltar curvas e linhas que são naturais dos prédios, destacando a tridimensionalidade, para que a gente perceba como essa arquitetura é peculiar e histórica”, comenta Camila Fontes. "Tenho tido bastante retorno. Muitas pessoas me procuraram - amigos e figuras novas que se aproximaram para agradecer por iluminar memórias que estavam guardadas. Outro público que tem se manifestado é o de arquitetos e arquitetas", revela.

Teatro Ouro Verde: Camila Fontes optou por uma iluminação que destaca as linhas arquitetônicas
Teatro Ouro Verde: Camila Fontes optou por uma iluminação que destaca as linhas arquitetônicas | Foto: Gustavo Carneiro

Sobre ver o projeto concretizado, a iluminadora explica que desde Polido a convidou, comprou a ideia. "Para mim é bastante emocionante iluminar esses prédios que fazem parte da história de quase todos os londrinenses, como eu. A Biblioteca Pública, o Museu Histórico, a Secretaria de cultura, o Teatro Ouro Verde, cada um tem um significado especial para mim e fazer esse trabalho reativa a minha memória e acredito que a de muitas pessoas." O reconhecimento tem chegado à iluminadora que enfatiza a importância de manter a história da cidade em evidência sempre. "Esses prédios fazem parte de nossa identidade", reflete.

“MEMÓRIAS - uma reinvenção da cidade jardim” é composto por duas etapas. A segunda fase consiste em um espetáculo audiovisual integrando vídeo mapping, luz e som na fachada da Biblioteca Pública. O objetivo é homenagear diferentes povos e elementos que compõem a formação da cidade. Entre eles, imigrantes, indígenas, caboclos e negros. O evento será apresentado quatro vezes nos dias 10 e 11 de dezembro, com duas sessões por noite, celebrando também a reforma e o tombamento da Biblioteca Pública.

O vídeo mapping tem concepção dos artistas cariocas Renato e Ricardo Vilarouca, e a composição sonora foi criada especialmente para o projeto por Janete El Haouli e José Augusto Mannis. “A partir de um levantamento minucioso de materiais sonoros que pudessem referenciar as múltiplas faces de Londrina, reunimos aquilo que poderia ser escutado como características sonoras da cidade, aqueles sons que remetem a esse chão e a essa gente. Pode-se dizer que resultou num ‘retrato sonoro’ dessa cidade jardim que tanto amamos e pela qual temos lutado”, esclarece Janete El Haouli.

Realizado pela Vila Cultural Flapt!, o projeto “MEMÓRIAS - uma reinvenção da cidade jardim” conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e tem apoio institucional da Casa de Cultura da UEL.

Serviço:

Iluminação cênica do Museu de Arte de Londrina, Cine Teatro Ouro Verde, Biblioteca Municipal e Secretaria de Cultura

Quando – De 14 de novembro a 13 de dezembro, todos os dias, das 19 às 22h

Gratuito