Devo confessar: comida fria nunca esteve entre os meus pratos preferidos, com exceção das saladas, mas me surpreendi ao experimentar as variações que as culinárias japonesa e peruana oferecem - muito bem-vindas nesses dias de extremo calor.

Leves e saborosos, os pratos gelados - que vão além da ideia mais habitual da salada - podem ser consumidos como prato principal ou acompanhados por algo mais calórico, de mais ''sustância'', como diriam os mais velhos.

No caso dos pratos gelados japoneses, o macarrão está presente em três variedades deliciosas. Ainda não muito popular no Brasil, o ''Hiyashi Chuka'' traz uma uma combinação de macarrão gelado do tipo lamen com legumes, presuntos e ovos cozidos caprichosamente cortados em tirinhas e colocados sobre a massa. Por cima, um molho à base de shoyu, vinagre, açúcar e óleo de gergelim conferem um toque especial de sabor agridoce ao prato.

Amauri Shimizu, proprietário do Restaurante Kyodai, um dos mais tradicionais da cidade, explica que por não ser muito conhecido o ''Hiyashi Chuka'' é preparado sob encomenda, sendo que ocasionalmente também pode entrar como parte dos acompanhamentos (em pequenas porções) do teishoku - que reúne 13 pratos tradicionais da culinária japonesa, tendo como pratos fixos o sashimi, o tempurá e o peixe grelhado.

Outro prato que chama a atenção pelo visual é o ''Somen'', em que uma porção de macarrão bem fininho é servida sobre pedras de gelo. Tigelinhas individuais de porcelana com molho à base de shoyu e temperos à parte - cebolinha picada, gengibre ralado e raspas de peixe seco - possibilitam que cada um elabore a sua maneira preferida de degustar a iguaria.

Outra boa surpresa degustativa foi experimentar o ''Sobá'', feito com macarrão escuro, de trigo sarraceno (originário do Oriente Médio), cuja aparência e sabor lembram as massas integrais. Servido sobre uma espécie de uma pequena esteira de madeira, o ''Sobá'' também é gelado e servido acompanhado de tigelinhas individuais com molho à base de shoyu, mas com temperos diferentes: cebolinha, wasabi (pasta de raiz forte) e algas marinhas reidratadas.

Para os ainda não iniciados na culinária japonesa, vale a pena experimentar esses deliciosos pratos frios. E não se assuste com o hashi: uma pecinha plástica (denominada 'automático') facilita o manuseio das varetas utilizadas como talheres.

Leia mais na reportagem de Ana Paula Nascimento

mockup