Praga transpira Kafka
PUBLICAÇÃO
domingo, 19 de julho de 1998
Célio Jr. Agência Estado 
Arquivo FolhaA capital Tcheca mostra-se em vários ângulos e é absolutamente lindaFranz Kafka está morto e as carruagens avançam sobre Praga, cheias de turistas preocupados em descobrir e curtir cada microcosmo na cidade de 1,2 milhão de habitantes. Vários pratos são servidos nessa mesa cultural de mais de 12 séculos de existência. A capital Tcheca mostra-se em vários ângulos e é absolutamente linda.
Praga é uma cidade fotogênica. Não esqueça de levar um equipamento que ofereça recursos. Dê preferência às câmeras profissionais, porque a variação de luz é muito grande. O filme Asa 400 é o mais indicado. Você também pode optar por filmes mais sensíveis, tipo Asa 800 ou até 1.600. Como escurece muito rápido e a cidade sugere um clima denso, é preciso estar preparado para não perder cenas inesquecíveis, como o vulto de pessoas caminhando pelas ruelas ladeadas de casas antigas. Você faz parte de um filme noir. A cidade transpira Kafka por todos os poros. Tudo ali remete ao clima sombrio característico do escritor.
Trânsito lento. Estacionar é complicado. Alugar bicicleta é desaconselhável pelas próprias autoridades locais. A chuva faz parte da vida dos tchecos e as ruas são quase na totalidade de pedras, o que torna impraticável as pedaladas. Mas tudo é tão mágico, tão lindo, que se caminha o dia inteiro descobrindo monumentos romanos, góticos, renascentistas, barrocos, art nouveau, contemporâneos. Você faz a sua Praga a cada dia. Caminhos não faltam: Os Castelos de Praga, A Praga de Kafka, Os acordes de Dvorak e Smetana, Praga Artística, Culinária da Boêmia, etc.
O castelo de Praga, que não tem torres, fica numa colina do outro lado da Cidade Velha. Atravesse o Vltava por uma de suas inúmeras pontes, mas dê preferência para a Manesuv Most, que fica bem de frente a uma escadaria infinita. Se conseguir subir, poderá ver um bom plano geral da cidade dos diversos mirantes estrategicamente instalados. Os mais importantes monumentos da cidade estarão à sua disposição. Use todos os filmes com a certeza de que não foram suficientes para montar sua fábrica de cartões-postais.


