Os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, vencedores da edição 2022 do Prêmio Sesc de Literatura, participam do Circuito de Vencedores em unidades culturais do Sesc PR. No Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, o evento ocorre nesta quarta-feira (23), às 19h; no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa, na quinta-feira (24 ), às 19h e, no sábado (26), às 16h, é a vez do Sesc Londrina Cadeião receber o evento, que marca as atividades de abertura das novas instalações da Biblioteca, no Museu do Café, anexo à Unidade de Serviços.

LEIA TAMBÉM:

Faustão pode esperar até 18 meses por coração

Na ocasião, os autores irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações. A gaúcha Taiane Santi Martins é autora de "Mikaia", vencedora na categoria Romance, obra que narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia - uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina - quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar.

Na coletânea de contos "Corpos Benzidos em Metal Pesado" o escritor paraense Pedro Augusto Baía apresenta um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro.

O Circuito de Vencedores 2022 já esteve presente este ano nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Roraima, Goiás, Acre, Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Tocantins, e segue até dezembro por mais 12 estados.

SOBRE O PRÊMIO

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Os vencedores da edição 2023, ano em que o Prêmio celebra 20 anos, já foram anunciados. A escritora pernambucana, radicada em São Paulo, Bethânia Pires Amaro, venceu a categoria Conto com a obra O ninho. O paraense Airton Souza, autor de Outro outono de carne estranha venceu a categoria Romance.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:

Circuito de Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, com os autores Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía

23/8: quarta-feira - Sesc Paço da Liberdade (19h), em Curitiba

24/8: quinta-feira - Sesc Estação Saudade (19h), em Ponta Grossa

26/8: sábado - Sesc Londrina Cadeião (16h), em Londrina

Evento gratuito – não é necessário agendamento prévio