Pontapé inicial
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de junho de 2006
Karla Matida<br>Reportagem Local 
Como vai ser impossível não pensar em Copa do Mundo nas próximas semanas, até mesmo os eventos fashion entram no espírito futebolístico. Para começar, os organizadores resolveram dividir em dois tempos a temporada de desfiles da coleção Verão 2007, tal e qual à uma partida de futebol. E o primeiro tempo começa hoje com o Fashion Rio e segue até domingo. Um intervalo de um mês separa o segundo tempo, que começa no dia 12 de julho com a São Paulo Fashion Week.
No Rio de Janeiro, trinta e oito grifes entram em campo para marcar gols fashion e indicar as novidades para a primavera-verão. No ataque, as grifes de moda praia terão marcação cerrada de jornalistas, compradores e convidados. Até torcida internacional confirmou presença já que olheiros estrangeiros estão sempre de olho nos nossos talentos. A expectativa é receber um público de 100 mil pessoas nos seis dias de evento.
Depois de anos tendo como base o Museu de Arte Moderna, o evento estréia em novo local a partir desta edição. Quatro salas de desfile foram montadas na Marina da Glória, que também receberá lounges de patrocinadores e sala de imprensa. E amanhã, também na Marina, será aberto o Fashion Business, salão de negócios do Fashion Rio. Em junho do ano passado foram comercializados cerca R$ 350 milhões para o mercado interno e as exportações movimentaram US$ 10 milhões. A expectativa dos organizadores é que as vendas para o mercado interno repitam a média de 20% de crescimento das últimas edições.
Apostando no frescor dos novos talentos, a temporada carioca escalou grifes estreantes. Nomes como a grife Theodora, da estilista Rita Wainer (neta de Danuza Leão), e Nina Becker causam ansiedade entre os fashionistas. Duas marcas migram de São Paulo para o Rio, caso do mineiro Eduardo Suppes e a paulista Sommer, que aliás não só vai estrear em terras cariocas como também será o primeiro desfile comandado pela estilista Thaís Losso (ex-Cavalera e Zapping), que assumiu após a saída de Marcelo Sommer.
Além do cenário deslumbrante da Marina da Glória, o Fashion Rio também acontecerá em pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. A grife de moda praia Blue Man se apresenta hoje no boêmio bairro da Lapa sob as luzes dos Arcos, que atraem turistas de todos os cantos do planeta. O Morro da Urca, a Vista Chinesa, Praça Monroe e Teatro Dulcina também servirão de palco para os desfiles.
O Fashion Rio termina no domingo com o desfile da TNG, que confirma a presença da modelo Raica no seu time de beldades. Sim, ela mesmo, a namorada do fenômeno Ronaldo. E não é que moda combina mesmo com futebol?
PROGRAMAÇÃO
Confira as datas dos desfiles da Fashion Rio
Hoje
- 17h30 Lilica Ripilica
- 20 horas Blue Man (Arcos da Lapa)
Amanhã
- 10 horas Sommer (Solar da Imperatriz/Vista Chinesa)
- 16 horas Melk Z Da
- 17 horas Salinas
- 18h30 Mara Mac
- 19h30 Coven
- 20h30 Lucy in the Sky
- 21h30 Sandpiper
Quinta
- 11 horas Alessa (Morro da Urca/Pão de Açúcar)
- 15 horas Sta. Ephigenia
- 16 horas Permanente
- 17 horas Animale
- 18 horas Luiza Bonadiman
- 19h30 Maria Bonita Extra
- 20h30 Aquastudio
- 21h30 Redley
Sexta
- 15 horas Layana Thomaz (auditório Fashion Business)
- 16 horas Maria Fernanda Lucena
- 17 horas Márcia Ganem
- 18h30 Elisa Chanan
- 19h30 Cavendish
- 20h30 Drosófila
- 21h30 Colcci
Sábado
- 10h30 Walter Rodrigues (Praça Monroe)
- 12 horas Nina Becker (Teatro Dulcina)
- 14h30 Rio Moda Hype
- 16 horas Eduardo Suppes
- 17 horas Cantão
- 18 horas Victor Dzenk
- 19h30 Zil
- 20h30 Totem
- 21h30 Lenny
Domingo
- 15h30 Rio Moda Hype
- 17 horas Juliana Jabour
- 18 horas Novos Designers (Chiaro, Kylza Ribas e Reserva)
- 19 horas Complexo B
- 20 horas Theodora
- 21 horas TNG


