Ranulfo Pedreiro
No meio independente do Rio de Janeiro, um grupo formado por duas garotas vem surpreendendo com sucessivos CDs demo, misturando ingredientes noise e levadas pop, costurados com arranjos psicodélicos e letras revoltadas. A banda Polux já tem nome no cenário carioca e se prepara, agora, para gravar o primeiro disco ‘‘oficial’’.
Enquanto a novidade não sai, o grupo divulga de fanzine em fanzine - onde houver espaço -, o demo ‘‘Invinoveritas’’. O som, direto, oscila entre a verborragia da baixista Mariana Eva e a tranquilidade da guitarrista Bianca Jordão, embasadas por Rodrigo Brandão também na guitarra e Pedro Schroeter na bateria.
No CD, as duas vertentes disputam espaço em um verdadeiro maremoto de barulho e calmaria. O grupo, que está preparando um democlip, não canta em inglês - preferindo o português e o espanhol - e grava músicas próprias, com raras exceções.
A crueza do som revela uma vitalidade quase adolescente, ressaltada pelos conflitos juvenis que recheiam as letras - que ainda precisam amadurecer. Pelo Rio de Janeiro, a fama da banda é de boa presença de palco, respaldada pela performance das duas garotas.
Ambas, aliás, resolveram montar o Polux quando ainda mal sabiam tocar violão. ‘‘O trabalho começou bem tosco, e chamamos o Rodrigo para dar um apoio na guitarra. Geralmente, nas bandas, mulher toca teclado ou é vocalista. Eu falei: quero tocar guitarra. Nossa vontade foi maior do que tudo’’, comenta Bianca Jordão, em entrevista à Folha2.
Influenciado por Nirvana, Pixies, Sonic Youth e Breeders, entre outros, o Polux tenta definir seu estilo como noise pop. ‘‘Temos feito vários shows no Rio de Janeiro, vamos para São Paulo e também queremos ir para o Sul’’, comenta.
Nos planos está ainda um disco de estréia, que escape ao formato demo e, de preferência, seja lançado por uma gravadora. ‘‘Mas, se não rolar gravadora, vamos lançar alternativo mesmo. Estamos vendo as músicas para o repertório’’, afirma. O CD demo do Polux pode ser adquirido pelos telefones (021) 512-0248 ou 527-4948.Banda se destaca na cena alternativa do Rio de Janeiro misturando pop, barulho e psicodelismo em ‘Invinoveritas’
Daniela Dacorso/DivulgaçãoRodrigo, Bianca, Mariana e Pedro: Polux se prepara, ainda este ano, para lançar primeiro CD ‘‘oficial’’

mockup