Polifonia intensa e criativa
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de agosto de 2008
Da Redação 
A atriz, autora e diretora paranaense Denise Stoklos faz no teatro uma espécie de arquitetura corporal incursionando, muitas vezes, por um trabalho político. Uma política libertária em que a expressão atinge o máximo de vitalidade e criatividade.
Hoje, o público do Festival Unipar de Teatro, em Umuarama, terá a oportunidade de entrar em contato com este trabalho de forma intensa. Denise Stoklos encerra a mostra, no Teatro Neiva Pavan Garcia Machado, às
20h, com um seus trabalhos mais políticos: ''Vozes Dissonantes''.
Criado a pedido da extinta Comissão Nacional para a comemoração do 5º Centenário do Brasil, o espetáculo acabou não sendo aprovado por membros que discordaram da linha adotada por Denise. A atriz, mesmo assim, seguiu em frente e, mais tarde, patrocinada pelo Sesc, levou o trabalho ao palco.
Nasceu, desta forma, uma montagem polifônica que mistura as vozes de Tiradentes, Padre Antônio Vieira, José Bonifácio e o contemporâneo Milton Santos, entre outros, numa espécie de manifesto criativo.
A atriz utiliza a palavra, a música e, principalmente, o corpo para abordar pessoas e momentos libertários do Brasil, marcados pela transformação através de 500 anos de história.
A expressão corporal de Denise Stoklos impressiona pela precisão, a beleza e a força que a colocam como um ''caso único no mundo'', segundo alguns críticos.
Sua arte, construída através de movimentos de contração e descontração, expressão facial e uso impressionante das mãos, junta-se neste espetáculo a formas irônicas e brincalhonas de abordar a História do Brasil, numa demonstração de sua capacidade artística que leva o público, invariavelmente, à reflexão.
É impossível ficar indiferente a um trabalho que investiga, a partir da dança, da música, do teatro e da palavra, aquilo em que nos transformamos em mais de 500 anos de História. ''Vozes Dissonantes'' traz o espírito brasileiro no corpo de ninguém menos que Denise Stoklos.
SERVIÇO
- Vozes Dissonantes
Quando - Hoje, às 20h
Onde - Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, em Umuarama
Classificação - 12 anos


