Estelio Feldman
Nos anos 30, a literatura policial era considerada marginal e o escritor que se dedicava a ela figurava como uma espécie de sub-literato. Ainda hoje, apesar de tantas mudanças, existem os que pensam assim. Por esse motivo, não chega a surpreender o fato de se saber que James Hilton, mundialmente consagrado autor de ‘‘Adeus, Mr. Chips’’ e ‘‘Horizonte perdido’’, entre outros, também se aventurou pelo romance policial mas usando pseudônimo.
Em 1931, sob o nome de Glen Trevor, ele lançou o romance ‘‘Crime no Colégio’’. Só agora, o livro chega aos leitores com o nome verdadeiro do autor, em numa publicação da série ‘‘Coleção Negra’’, lançada pela Editora Record, com alguns dos mais importantes autores policiais de todos os tempos.
‘‘Crime no Colégio’’ é o que se poderia chamar de típico livro policial da velha escola. No caso, ‘‘velha escola’’ não é pejorativo nem significa que o apreciador atual do gênero vá se decepcionar com ele. É aquele romance em que figuram as personagens usuais: o detetive amador, uma série de eventos que causam suspeitas, tanto podendo ser acidentais como criminosos, e uma coleção de suspeitos.
Também presente está o detetive oficial, no caso, como o romance se passa na Inglaterra, da Scotland Yard, que parece um rematado estúpido diante do amador, mas que talvez não seja assim tão bobo. O romance é contado de modo enxuto, o que, aliás, faz o sucesso do estilo policial, e embora ambientado em uma Inglaterra antiga, de antes da guerra, não perde em nada no cotejo com outros exemplares do gênero.
Esta observação é válida porque existe uma idéia, errônea mas corrente, de que os melhores policiais são os norte-americanos. Claro, se a gente pensa em Agatha Christie e todas as outras damas britânicas que a sucederam e que escrevem excepcionais romances de mistério e crime, esta idéia se mostra absolutamente errada. Por outro lado, James Hilton revela neste clássico a competência mostrada nos seus outros livros de mais sucesso.
Em síntese, ‘Crime no Colégio’ é um título que se coloca à altura dos outros, publicados pela Coleção Negra da Record.

mockup