Polêmicas que a WEB permite
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de agosto de 2001
Rodrigo Souza Grota<BR>De Londrina 
Há alguns anos, prevalecia uma exigência que impedia a publicação de muitos jornais opinativos: a necessidade de um jornalista ser o responsável pela edição. O site O Expressionista, hospedado na página www.bsnet.com.br/usr/chiuso/, contraria essa obrigação se apoiando em uma garantia constitucional. Onde se leria jornalista responsável está: Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 220, parágrafos 1º, 2º e 6º, o ponto da nossa carta régia que nos garante a liberdade de expressão vedado o anonimato.
Sob um tom informal, mas sem perder a profundidade das idéias expressas nos textos, o site pretende estimular o debate de idéias em um espaço com liberdade de expressão. Diferentemente de alguns órgãos de comunicação, não aceitam releases nem teorias politicamente corretas, preservando apenas a capacidade individual do ser humano de inteligir o que é verdadeiro e o que não é.
Paradoxalmente, o capitalismo tem dessas coisas. Ao mesmo tempo que fica mais difícil criar um publicação com certa periodicidade, devido ao preço do dólar e a crise geral que reduz novos investimentos, surgem meios como a rede mundial de computadores que permitem a esperada democratização dos meios de comunicação. O Expressionista, um site mantido por um grupo de jovens que reside em Santos, litoral paulista, é a prova de que a liberdade de idéias é possível, mesmo contrariando as patrulhas ideológicas vigentes. Vejamos.
Há alguns links especiais, como à queima-roupa, coisa-em-si, tempos modernos e convidados, espaço reservado para colaboradores em suas diversificadas opiniões. Além de debates sobre arte, há polêmicas envolvendo política e questões econômicas. Em À queima-roupa da última edição, Diogo Chiuso demonstra como o dinheiro que seria do trabalhador é mandado para projetos sociais considerados ineficazes através da relação entre entidades Sindicais e não-governamentais com políticos. Chiuso defende que se houver uma CPI do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), muita gente vai ter que fugir para o Paraguai!.
Em coisa-em-si, Alvaro de Cavalho (também integrante do site O Indivíduo) comenta a situação da Palestina, em que seres humanos morrem diariamente, argumentando que a política moderna do politicamente correto é obcecada com a idéia de tolerância, mas o que tem acompanhado esses discursos é um aumento incrível da intolerância e do racismo.
Outra possibilidade interessante que o site oferece é o dowload do relatório anual do BID. A homepage permite a cópia em arquivo PDF do relatório e promete mostrar ao usuário onde o governo brasileiro investiu o empréstimo de mais de 200 bilhões de dólares.
Na seção poesia, há escritos de dois novos autores: Priscylla Avian e Diogo Chiuso. Se o leitor quiser publicar a sua poesia, pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. Enfim, mais um jornal democrático, aberto a todas as idéias.
[email protected]
Obs: Excepcionalmente, a coluna Arte.com não foi publicada na edição como de praxe.


