.
. | Foto: iStock

Surgidas nos Estados Unidos na década de 1980, a batalhas de poesia falada foram batizadas de poetry slams, ou apenas slams. Nessas competições, os poetas devem recitar poesias autorais, sem acompanhamento musical e com duração máxima de três minutos. No domingo (12), o Slam Paraná escolherá um representante para participar do campeonato nacional que acontece todos os anos no país. Doze concorrentes participam da disputa que será transmitida pelo Youtube, a partir das 15 horas.

Madu: mulheres marcam presença na batalha de poesia
Madu: mulheres marcam presença na batalha de poesia | Foto: Divulgação

Participam da etapa estadual competição integrantes do Slam Pé Vermelho (Maringá), o Slam Voz das Minas LGBTQ+ (Londrina), o Slam Alferes Poeta (Curitiba) e o Slam das Gurias CWB (Curitiba), cada um deles com três poetas. Eentretanto nem todos são paranaenses, já que o formato online possibilita a participação de poetas de outros estados e países. O Slam Pé Vermelho, por exemplo, terá uma representante de Moçambique.

A seleção será dividida em três rodadas. Na primeira, os 12 poetas se apresentam, e os cinco participantes que obtiverem as cinco maiores notas do júri passam para a segunda fase. Para a terceira etapa serão selecionados os três poetas que obtiverem as maiores notas na fase anterior. Na última etapa será escolhido o campeão. O primeiro lugar ganha um troféu, além de garantir vaga para disputar o Slam Brasil. Os demais competidores ganham livros literários.

Bolinha Podre: entre os concorrentes dos slam pé-vermelho que acontece neste domingo (12)
Bolinha Podre: entre os concorrentes dos slam pé-vermelho que acontece neste domingo (12) | Foto: Divulgação

Na véspera da competição, todos os competidores participam de uma oficina com a atual campeã do Slam BR, Jéssica Campos, uma das organizadoras do Sarau Do Capão, de São Paulo. A oficina será aberta ao público, transmitida no canal do Slam no YouTube, e tem como objetivo preparar os competidores para se apresentarem em um slam online e dar dicas aos poetas.

Produzido com verbas de Incentivo à Cultura da Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019 e do Prêmio Aniceto Matti, o Slam PR é organizado por Emerson Nogueira, Érica Paiva Rosa e Pedro Marques. “O slam é uma forma de expressão popular muito pulsante e potente na qual as pessoas se encontram para discutir seus problemas, refletir sobre eles e compartilhar as mais diversas experiências, desde as dores e os incômodos até as alegrias e os amores. Ao oferecer um espaço de fala e, principalmente, de escuta em praça pública, o slam se configura como um exercício de cidadania”, comenta Érica Paiva Rosa. Justamente por se configurar como um espaço que une pessoas em função de ideias, o slam não poderia parar durante a pandemia e por isso no ano passado migraram para o ambiente virtual e aproximaram fronteiras, expandindo os limites geográficos.

Serviço:

Slam Paraná

Quando – Domingo (12), às 15 horas

Onde - YouTube (canal Slam Paraná)

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1