As mulheres, definitivamente, dominam a safra de lançamentos literários na cidade. A poeta Marcele Aires é mais uma autora que se junta às vozes femininas locais que decidiram publicar seus versos nesta temporada. A sessão de autógrafos será hoje, às 16h30, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis como parte da programação do ''Londrix/Festival Literário de Londrina''.
O livro, intitulado ''Que transpões o Halo'', chega ao público numa edição independente reunindo cerca de 90 poemas. ''Escrevo desde os 9 anos de idade'', diz ela, que é jornalista e tem Mestrado e Doutorado em Literatura Brasileira pela USP. ''Sou influenciada por João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Garcia Lorca e outros modernistas. Minha poesia tenta traduzir o cotidiano, mas em registros que vão além do material, do objeto'', assinala.
O livro traz poemas introspectivos, filosóficos e experimentais. É ilustrado com imagens em preto-branco captadas pela câmera da amiga e fotógrafa Graziela Diez, radicada em Londres, na Inglaterra. Logo que o volume pulou da gráfica, Marcele viajou ao Nordeste do País, onde fez noitadas de lançamento em João Pessoa (PB), Olinda (PE) e Recife (PE).
''Meus pais são de lá. Um de meus poemas, 'Água Marinha', foi musicado pela cantora paraibana Érica Maria'', conta. O lançamento, porém, é só uma das muitas atividades programadas para hoje no Londrix. Uma mesa-redonda está prevista para as 19h reunindo dois autores paranaenses: o jornalista e escritor José Antonio Prediali e o contista Marco Fabiani.
Eles abordarão o tema ''Ficção e Realidade'', com mediação do jornalista e cronista Paulo Briguet. Na sequência, às 20h30, ocorre o painel ''Poesia: as formas do Invisível'' com a presença de Zeca Correa Leite, Célia Musilli, Vinícius Lima e Samantha Abreu (como mediadora). Em seguida, a plateia poderá assistir ao show ''Mulher das Palavras'', no qual a poeta e escritora Karen Debértolis estabelece um diálogo entre a poesia e a música. A performance conta com a participação dos músicos Mizão (guitarra), Felipe Barthem (baixo), Rafael Fuca (violão) e Leonardo Caccione (bateria).
O teatro também é destaque no Londrix com a estreia do espetáculo ''Beijo no Asfalto'', que será apresentado hoje e amanhã, às 20h30, no Teatro Ouro Verde. A peça, produzida pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), faz parte do projeto ''Montagens da Escola Municipal de Teatro - 15 anos'', e foi viabilizada com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Com direção de Silvio Ribeiro, o espetáculo leva para o palco o célebre texto de Nelson Rodrigues, em que o autor aproveita o beijo espontâneo dado por Arandir em um homem atropelado para fazer um libelo contra a falsidade, o juízo baseado na aparência e as convicções erradas de parte da sociedade.

mockup