A arte, o ator e uma inquietação. Vem a fruição. Inquieto, o poeta não se esquece das dores do mundo e as transcende. Com a pandemia não foi diferente e artistas de todas as áreas - teatro, música, dança, literatura - não se prostraram diante da covid-19 e a pandemia foi pano de fundo para criações e formas de expressar sentimentos universais. “Silêncio que eu não”, é a primeira vídeo-poesia-teatro, com a Cia. Teatro de Garagem e traz as vozes de um grupo de teatro de rua, apartado de seu habitat e do contexto de troca, de olho no olho, de sua linguagem poética em contato direto e presencial com outro. Diante da impossibilidade de “fechar a roda” na rua, em vistas do atual contexto e medidas de segurança, o grupo criou um poema onde retrata esses sentimentos. Diz, de fato, do “Silêncio que eu não”, A estreia é neste domingo, 31, às 20 horas, no Canal do Youtube do Projeto Pluricoisadas (veja o link no serviço.)

O Projeto Pluricoisadas começou como uma inquietação, uma “Batida”. Este é o nome da primeira vídeo-poesia feita pelo grupo de artistas envolvido no projeto. Foi desde o início experimentação e desejo. A vontade de flertar com a poesia-vídeo, poesia-música, poesia-rima; pela poesia-ritmo-audiovisual, pela poesia-teatro, pela poesia-imagem, pela poesia-som. Poetizar-se, então, foi a única escolha.

O projeto Pluricoisadas é uma realização de vários grupos e artistas de Londrina
O projeto Pluricoisadas é uma realização de vários grupos e artistas de Londrina | Foto: Herbert Proença/ Divulgação

A ideia, surgida antes da situação de pandemia se configurou em um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e iniciou suas atividades em 2020. Idealizado por Herbert Proença, o projeto vislumbra a criação de quatro vídeo-poesias a serem disponibilizadas nas redes, cada uma com um grupo de artistas diferente: Cia Teatro de Garagem, Banda Caburé Canela, as escritoras e poetas Flavia Verceze, Vi Karina, Karen Debértolis e Ligia Braga.

Na data do lançamento, haverá outras novidades. No mesmo dia, o projeto sorteará, por meio do Instagram um mimo poético e artesanal. Todos podem participar, comentando na foto da publicação e seguindo os passos da promoção. O sorteado, leva o livro TETÃ TEKOHA - ẼG TỸ, ẼG JYKRE TÓ, VẼSÓG KI, um grito de resistência de dez jovens indígenas de etnias Guarani e Kaingang, além de uma cesta produzida pelo Centro Cultural Kaingang, em Londrina.

Ainda está previsto o lançamento da série de publicações "Vozes outras daqui deste lugar", buscando quem são nossos poetas e poetisas londrinenses. A série é um princípio de mapeamento, de projeção de outras vozes possíveis no contexto de produção literária em Londrina. O Projeto Pluricoisadas é produzido por Herbert Proença e Rafael Avancini; audiovisual é assinada por Fagner Bruno dos Santos e Lucas Godoy, som e a trilha sonora de Gabriel Kruczeveski e Arte visual de Rafael PS.

Serviço:

Projeto Pluricoisadas

“Silêncio que eu não - vídeo-poesia-teatro, com a Cia. Teatro de Garagem

Quando: domingo, 31, às 20 horas

Para acompanhar o projeto acesse o canal Pluricoisadas no YouTube, na data e horário marcados

Quanto: gratuito

Mais informações: https://www.facebook.com/pluricoisadas Instagram (@pluricoisadas): https://www.instagram.com/pluricoisadas/