Ao se ver impossibilitado de atuar em espetáculos presenciais durante a pandemia de Covid, o londrinense Lucas Turino resolveu buscar uma outra alternativa que o permitesse continuar exercitando o ofício de ator. Em 2021, ele decidiu produzir um podcast literário no qual interpreta diversos personagens contidos em contos de sua autoria e outros enviados pelos ouvintes do programa. Batizada de “Sarau do Conto Surreal”, a atração criada por ele estreia a terceira temporada nesta terça-feira, às 11 horas, dando voz exclusivamente a textos assinados por autores londrinenses e que poderão ser assistidos pelo Youtube ou pelas plataformas digitais.

Leia mais:

ChatGPT: de ferramenta revolucionária à indagação do plágio

“Na primeira e na segunda temporada, abri espaço para interpretar textos autorais ou escritos pelos próprios ouvintes do podcast. Agora, nesta terceira temporada estou realizado um desejo antigo que é dar destaque para a obra de autores que nasceram em Londrina ou que iniciaram a carreira literária na cidade”, ressalta Turino sobre os programas do “Sarau do Conto Surreal” que serão apresentados neste ano e pela primeira vez com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Ele destaca que nos próximos episódios o podcast abordará a obra de oito autores londrinenses. “Convidei escritores que já admiro há algum tempo. O primeiro programa terá texto escrito por Maurício Arruda Mendonça e na sequência teremos leitura de obras assinadas por Karen Debértolis, Rodrigo Garcia Lopes, Edra Moraes, Fernando Gimenez, Elisabete Ghisleni, José Maschio e Célia Musilli”, informa.

Turini comenta que no programa interpretará textos já publicados e também obras ainda inéditas. “Pedi que os convidados encaminhassem os textos de sua preferência. Alguns enviaram obras já conhecidas e outros optaram por escrever coisas novas especialmente para o programa”, afirma o apresentador ao enfatizar que apesar de já conhecer o trabalho dos autores pé-vermelho, ficou impressionado com a qualidade dos materiais que recebeu. “Cada autor encaminhou dois textos que serão lidos em 16 episódios com duração que varia entre 4 e dez minutos. Teremos coisas sensacionais divididas entre contos, crônicas e poesias. Vale a pena conferir”, garante.

O idealizador do podcast conta que outro fato que o surpreendeu durante a produção do podcast foram os feedbacks recebidos em relação aos programas exibidos nas temporadas anteriores. “Fiquei muito surpreso ao receber comentários de ouvintes de outros estados brasileiros. Constatei que temos público no Brasil inteiro, o que torna ainda mais relevante essa temporada que tem como meta valorizar e divulgar ainda mais a obra de escritores de Londrina”, reforça.

O ator ressalta que a receptividade demostrada pelos ouvintes tem servido de grande estímulo para ele. “Demoro de dois a três dias para roteirizar, gravar e editar cada um dos programas. Mas todo esse trabalho é recompensador. No início foi um grande desafio para mim, como ator, resumir toda a interpretação apenas na voz. Isso porque eu estava acostumado a atuar nos palcos, onde a gente faz uso de todo o corpo para dar vida aos personagens. Essa adaptação exigiu muito esforço e estudo. Mas sinto que tenho evoluído bastante desde que comecei esse processo e espero melhorar cada vez mais. É a constatação de que o aprimoramento do trabalho de ator não termina nunca e de que é possível atingir novas pessoas e lugares utilizando diferentes linguagens”, conclui o artista que integra a Cia Os Palhaços de Rua, trupe londrinense está celebrando dez anos de trajetória em 2023.

Serviço:

Podcast "Sarau do Conto Surreal" - 3ª Temporada

Quando - Estreia nesta terça-feira (7), às 11 horas

Onde - Youtube, Spotfy, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e outras plataformas digitais

...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link