PLUFT, O FANTASMINHA EM TERCEIRA DIMENSÃO
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Francelino França
De Londrina
Pluft, o fantasminha mais famoso do País, voou para o micro, transformando-se num personagem em 3D, versão da consagrada peça Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. O personagem está deixando os domínios do palco, onde diverte e emociona crianças há 45 anos, para tornar-se um fantasma em terceira dimensão.
O CD-ROM possui uma história interativa de piratas, tesouros e fantasmas, no qual a criança pode interferir na narrativa, escolhendo uma das páginas. Outro recurso disponível é selecionar uma das câmeras, mudando a posição em que se está assistindo a história, e ter a sensação de estar dentro do próprio enredo. Se o personagem preferido da criança for a menina Maribel, ela pode ter maior destaque durante a cena, acionando uma camerazinha. Outro recurso oferecido é o de dublar qualquer personagem, podendo, inclusive, enviar a algum amigo. Imagine só, um amigo recebendo um e-mail de um fantasminha com a sua voz.
Com um design bastante criativo, com projeto gráfico e direção de arte caprichados, o produto diverte. Um aspecto relevante do CD-ROM é o resgate histórico, com destaque para a biografia da escritora, diretora e atriz de teatro, relacionando toda sua produção dramatúrgica e prêmios.
A idéia inicial do lançamento do CD-ROM foi do Studio Z Moovie. O trabalho foi supervisionado por Maria Clara Machado, e o resultado final chegou a mudar a perspectiva dela em relação à peça. Sinal de que o clássico é inesgotável, mesmo para a criadora.
A reportagem da Folha2 entrou em contato com Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro, para falar saber sobre a receptividade dessa nova maneira de assitir a uma peça. A seguir, trechos da entrevista.
Você está brincando com o CD ROM?
Já brinquei, mas preciso de ajuda. O computador para mim é um mistério.
Com esse produto, a criança passa a ser agente da história, interferindo na narrativa e personalizando os personagens. Esse é um impulso a mais para aguçar a fantasia dela?
Não somente a fantasia, como também o controle motor.
O público continua descobrindo novidades na peça?
Pluft é um fantasma que sempre se renova.
Você atribuiu o sucesso de Pluft a quê?
O sucesso da peça se deve ao tema, o medo. Quem não sente medo?
Sendo autora de clássicos da literatura dramatúrgica infantil, nunca pensou em entrar para a Academia Brasileira de Letras? Existe uma resistência em relação a autores teatrais na ABL?
Não, claro que não. Já fui sondada, mas acho que tenho que ficar no Tablado. Vou lá todos os dias.
Você acredita que a fama de um fantasma é um dos pilares de O Tablado?
Os carros-chefe do Tablado são Pluft,o Fantasminha, A Menina e o Vento e O Cavalinho Azul.
O CD ROM Pluft, o Fantasminha pode ser adquirido pelo site www.redemultimidia.com.br ao preço de R$ 39,00. Por telefone: (21) 596-0687. Em Curitiba pode ser encontrado na Real Time, Av. Brigadeiro Franco, 2300, loja 257, Piso L2, Batel; Mundo da Lua, Rua Emiliano Perneta, 413; Computer Super Store, Av. Cândido de Abreu, 127, Loja C-A, 45/46. Shopping Muller.