O desafio está lançado. O grupo Teatro Macabéa, formado por estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, estréia hoje um espetáculo antes mesmo de formados como bacharéis. Será às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo, dentro da programação do Festival Internacional de Londrina. Alunos do terceiro ano, eles driblam as convenções acadêmicas e levam à cena ‘‘Balada de um Palhaço’’, texto de Plínio Marcos (ver texto nesta página). Desde o momento da escolha do texto até a noite de estréia, foram necessários dois anos de maturação da linguagem cênica e compreensão melhor do processo da montagem. ‘‘Escolhemos um dramaturgo brasileiro, porque estudamos mais autores europeus no curso de Artes Cênicas. Percebemos que o Plínio Marcos é marginalizado no meio acadêmico’’, justifica a diretora Vanessa Curty.
O autor, por muitos anos, cruzava ruas da paulicéia vendendo livros e panfletos ou então lendo cartas de tarô em seu pequeno apartamento, no famoso e sinuoso Edifício Copan. Depois que conheceu a jornalista Vera Artaxo, sua vida tomou outro rumo – conseguiu até uma editora para relançar toda sua obra.
‘‘Balada de um Palhaço’’ ganhou escassas montagens no Brasil. Na estréia, em meados da década de 80, Walderez de Barros e Antônio Petrin foram aclamados pela crítica e fartamente premiados. O estilo do escritor maldito exige uma performance extremamente elaborada dos atores, pois Manelão e Bobo Plin – personagens principais – vivem situações limites na profissão de ator.
De acordo com a diretora, a montagem do Teatro Macabéa (nome inspirado na personagem de Clarice Lispector, ‘‘A Hora da Estrela’’), procurou ser fiel ao texto de Plínio Marcos. Houve o corte de algumas músicas e a inclusão de pequenas cenas que não havia no original. ‘‘Optamos pela limpeza cênica’’, resume. Acompanhando os três atores, apenas uma cortina de face dupla, apoiada numa arara, e um pequeno banco de domador. A diretora bancou financeiramente a montagem e o grupo dividiu a concepção de luz, sonoplastia, cenografia, figurino e maquiagem.
Mesmo cursando a mesma faculdade, a concepção teatral de cada um se revelou muito diferente durante o processo de maturação do espetáculo. ‘‘Balada de um Palhaço’’ se traduz numa metalinguagem, ‘‘porque vivenciamos durante a montagem alguns problemas apresentados no texto’’. O Teatro Macabéa fará amanhã mais uma apresentação de ‘‘Balada de Um Palhaço’’, no Teatro Zaqueu de Malo, às 19 horas.
‘‘Balada do Palhaço’’, com grupo Teatro Macabéa. Hoje e amanhã, às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Avenida Rio de Janeiro, 113). Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, servidores da UEL e terceira idade).