Quantos quilômetros já não foram viajados em busca do sonho de conhecer um monumento, um museu ou uma obra? E quantas pessoas já não deixaram de realizar um desses sonhos por conta da distância? A arte sempre teve o poder de unir, mover e transformar pessoas. Por conta da expansão cibernética, o acesso e a democratização da arte vêm sendo pautas muito discutidas na última década.

Desde a era pré-histórica, o ser humano se manifesta e retrata a vida através da arte. Seja através das artes visuais, música, escrita ou qualquer outra forma de expressão, a humanidade produziu um acervo artístico que jamais caberia em qualquer museu. Para tornar esse patrimônio mais acessível, o Google criou oGoogle Arts & Culture (Google: Arte e Cultura), uma galeria digital que reúne as artes visuais mais conhecidas ao redor do planeta.

A empresa adaptou a tecnologia Street-View para que a arte ao redor do mundo se tornasse uma experiência mais democrática e imersiva para todos. Se você já conhece o Google Street-View, sabe que é possível se locomover remotamente por lugares como se fosse sob o seu próprio ponto de vista. Com o Google Arts, o princípio é o mesmo. A plataforma é de uso gratuito e conta com o acervo de mais de 1200 museus, galerias associações e fundações, todos registrados com o ArtCamera, tecnologia que produz imagens em gigapixels (um bilhão de pixels).

Para visitar os espaços com a vista 360°, basta selecionar o local desejado e depois clicar no ícone do "homenzinho amarelo".

Imagem ilustrativa da imagem Plataforma do Google realiza viagens virtuais aos museus
| Foto: Google Arts & Culture

Na área de pedagogia, a plataforma oferece ótimos recursos para o aprendizado. Maria Irene Pellegrino, professora de Artes Plásticas na UEL (Universidade Estadual de Londrina) há 28 anos, utiliza o Google Arts como ferramenta de trabalho. "Eu gosto muito de usar o Google Arts porque a plataforma dispõe de vários filtros, o que facilita quando você quer por exemplo, agrupar obras que utilizam a mesma cor, ou o mesmo assunto, ou ainda o mesmo período" diz.

O Google Arts & Culture também tem um aplicativo, disponível para Android e iOS (iPhone). Além da visitação de museus, o aplicativo conta com outras funções divertidas, como ver a galeria de artistas específicos em alta definição, transformar uma selfie em pintura, procurar uma pintura que se pareça com você e até projetar quadros em qualquer lugar. Também é possível jogar jogos na plataforma, descobrir e visitar os locais próximos a você.

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora