Pizza pra aquecer a quarentena

Prato popularizado pelos italianos consegue agradar os mais diversos paladares pela grande variedade de recheios

Marcos Roman - Grupo Folha
Marcos Roman - Grupo Folha

Versátil, prática, saborosa e irresistível, a pizza é um daqueles pratos que vão bem em qualquer ocasião. Ainda mais nestes dias frios em que quase todos estão isolados em casa. Com centenas de possíveis combinações de recheios salgados e doces que agradam todos os paladares, é uma ótima opção de refeição para aquecer a quarentena.  


Embora seja apreciada no mundo todo, a origem da pizza ainda é incógnita. Alguns pesquisadores afirmam que a receita teve origem com os egípcios, há seis mil anos, através da mistura de farinha e água. Outros atribuem sua criação à Grécia, onde os gregos teriam criado uma massa ``a base de farinha de trigo, água, grãos-de-bico. Porém ninguém discute sobre o fato de que a Itália é responsável pela popularização do prato. 




Com recheios doces ou salgados, as pizzas são muito apreciadas
Com recheios doces ou salgados, as pizzas são muito apreciadas | iStock
 


Os brasileiros não resistem a uma boa pizza. Estima-se que sejam vendidas aproximadamente um milhão de pizzas por dia no Brasil, movimentando mais de R$ 22 milhões no país, de acordo com a Associação de Pizzas do Brasil. Sua popularidade é tão grande pelo mundo afora que em 2017 a Unesco passou a considerá-la um Patrimônio da Humanidade.  


Dentre uma infinidade de sabores, a pizza margherita é uma das mais pedidas nos quatro cantos do planeta. Dizem que o recheio foi preparado para agradar a rainha Margherita e o rei Umberto no século XIX. Para agradar a realeza italiana que visitava a cidade de Nápoles pela primeira vez resolveram decorar a pizza com as cores da bandeira da Itália: branco (queijo); verde (manjericão) e vermelho (tomate). Desde então a pizza batizada com o nome da rainha ganhou apreciadores no mundo todo.  

 

Receitas 

Massa de Pizza de Liquidificador 

Ingredientes: 

1 xícara (chá) de leite 

1 ovo 

1/2 colher (chá) de sal 

1 colher (chá) de açúcar 

1 colher (sopa) de manteiga 

1 xícara (chá) de farinha de trigo 

1/2 colher (chá) de fermento em pó  

Modo de preparo: 

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. 

 


Recheio Siciliano de Bacon com Cebola 

Ingredientes: 

1 cebola 

8 fatias de bacon 

½ lata de tomate pelado em cubos (com o líquido) (cerca de 1 xícara) 

2 colheres (sopa) de azeite 

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 


Modo de preparo: 



Bate o tomate no liquidificador até formar um molho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Corte cada fatia de bacon em pedaços de 2 cm. Espalhe o molho de tomate sobre a massa e distribua as fatias de bacon e cebola por toda superfície. Regue com o azeite e leve ao forno para assar.  

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo