Versátil, prática, saborosa e irresistível, a pizza é um daqueles pratos que vão bem em qualquer ocasião. Ainda mais nestes dias frios em que quase todos estão isolados em casa. Com centenas de possíveis combinações de recheios salgados e doces que agradam todos os paladares, é uma ótima opção de refeição para aquecer a quarentena.

Embora seja apreciada no mundo todo, a origem da pizza ainda é incógnita. Alguns pesquisadores afirmam que a receita teve origem com os egípcios, há seis mil anos, através da mistura de farinha e água. Outros atribuem sua criação à Grécia, onde os gregos teriam criado uma massa ``a base de farinha de trigo, água, grãos-de-bico. Porém ninguém discute sobre o fato de que a Itália é responsável pela popularização do prato.

Com recheios doces ou salgados, as pizzas são muito apreciadas
Com recheios doces ou salgados, as pizzas são muito apreciadas | Foto: iStock

Os brasileiros não resistem a uma boa pizza. Estima-se que sejam vendidas aproximadamente um milhão de pizzas por dia no Brasil, movimentando mais de R$ 22 milhões no país, de acordo com a Associação de Pizzas do Brasil. Sua popularidade é tão grande pelo mundo afora que em 2017 a Unesco passou a considerá-la um Patrimônio da Humanidade.

Dentre uma infinidade de sabores, a pizza margherita é uma das mais pedidas nos quatro cantos do planeta. Dizem que o recheio foi preparado para agradar a rainha Margherita e o rei Umberto no século XIX. Para agradar a realeza italiana que visitava a cidade de Nápoles pela primeira vez resolveram decorar a pizza com as cores da bandeira da Itália: branco (queijo); verde (manjericão) e vermelho (tomate). Desde então a pizza batizada com o nome da rainha ganhou apreciadores no mundo todo.

Receitas

Massa de Pizza de Liquidificador

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite

1 ovo

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.

Recheio Siciliano de Bacon com Cebola

Ingredientes:

1 cebola

8 fatias de bacon

½ lata de tomate pelado em cubos (com o líquido) (cerca de 1 xícara)

2 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Bate o tomate no liquidificador até formar um molho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Corte cada fatia de bacon em pedaços de 2 cm. Espalhe o molho de tomate sobre a massa e distribua as fatias de bacon e cebola por toda superfície. Regue com o azeite e leve ao forno para assar.