A banda londrinense Pisada da Jurema lança, nesta sexta-feira (11), o álbum “ATUNBI: Festejo do Tempo". Composto por oito músicas autorais, a obra traz referências da cultura popular brasileira, ao mesmo tempo em que evoca tradições afro-indígenas configuradas no contexto urbano.

ATUNBI significa "renascer" em Yorubá, um dos mais de 250 idiomas falados na Nigéria, além de em outros países da África Ocidental. Segundo Carolinaa Sanches, cantora e compositora de seis canções do álbum, o termo é um chamado à renovação, festejo, resistência e continuidade. “Neste trabalho, mergulhamos nos ritmos tradicionais das manifestações da cultura popular brasileira. A musicalidade atravessa o Maracatu de Baque Virado, o Bumba Meu Boi, o Ijexá, o Samba de Roda e o Samba de Terreiro, sempre com muito respeito à ancestralidade e à força das expressões afro-indígenas que sustentam essas sonoridades”, explicou a vocalista.

Este é o primeiro álbum do grupo, composto somente por mulheres e fundado em 2013. Com o início das gravações em 2020, as músicas são resultado de anos de pesquisa, vivência e encontros com mestres da tradição oral. As letras “falam de fé, autoconhecimento, da força dos orixás e da presença da mulher nas tradições. É um trabalho que mistura o que nos foi ensinado com aquilo que seguimos criando”, contou Sanches, que divide a autoria das canções com Maria Carolina Thomé (ex-integrante) e Maíra Villas Bôas (em participação especial).

Fortalecendo o protagonismo feminino na cena musical londrinense, a banda conta ainda com Naná Souza (cantora e compositora), Dodô Bertone (cantora e percussionista), Isabela Lorena (cantora, compositora e percussionista), Thais Hamer (cantora e percussionista) e Débora Almeida (flautista e cantora). Em ATUNBI, também participaram da produção e gravação as ex-membros Giovana Fogaça (percussionista) e Julia Marques (cantora e percussionista), além de Thomé. O disco foi patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Culturas Populares - Edição Selma do Coco.

Grupo lança o álbum Atunbi, que significa renascer em Yorubá, um mergulho nos ritmos das manifestações culturais brasileiras
Grupo lança o álbum Atunbi, que significa renascer em Yorubá, um mergulho nos ritmos das manifestações culturais brasileiras | Foto: Natalia Castro/Divulgação

EXPECTATIVAS

Carolinaa Sanches enxerga com alegria o lançamento do primeiro álbum após 12 anos de caminhada, sendo “uma realização e um recomeço”. O grupo espera que “o trabalho circule, chegue a outros públicos e esteja presente nas casas, festas e encontros. Temos planos de levá-lo para os palcos, inscrevê-lo em editais, produzir videoclipes e seguir criando. Mas o principal mesmo é que ele encontre quem precise ouvir, que essa música ganhe vida fora da gente”.

ATUNBI: Festejo do Tempo estará disponível em todas as plataformas digitais a partir da meia-noite desta sexta (11).

FAIXA A FAIXA

1. Nanã – O Canto que Invoca os Orixás

2. Beira do Mar - Uma canção de saudade anunciada

3. Metá Metá - A junção dos elementos

4. Milagre – Um lamento ancestral

5. Juremê – A força das matas em nós

6. Flora Me Disse – A doçura da permanência

7- Guarnicê - Encantaria que transforma

8. Vissungo – O canto que resguarda

FICHA TÉCNICA

Produção e gravação: Carolinaa Sanches (voz e percussão), Dodô Bertone (voz e percussão), Giovana Fogaça (percussão), Isabela Lorena (voz e percussão), Júlia Marques (voz e percussão), Maria Carolina Thomé (percussão), Naná Souza (voz e percussão) e Thais Hamer (voz e percussão).

Produtor Fonográfico: Gabriel Gakruczeveski

Gravado, mixado e masterizado na Toqô Estúdio - Londrina-PR

Diretor vocal: Thunay Tartari

Fotografias: Natalia Castro

Capa: Carolinaa Sanches e Naná Souza

mockup