A pipoca pode ser considerada uma guloseima. Sempre bem-vinda, há quem se agarre ao pacote ou ao balde no cinema e não imagina o programa sem as mãos ocupadas e as papilas gustativas saciadas. Simples e acessível, o grão dourado é firme e faz barulho enquanto estoura, sendo capaz de atrair plateia para ver a transformação do comestível - parece até mágica.

Salgada ou doce, a pipoca vem do milho, é rica em fibras e há uma variedade de receitas capaz de dar um toque personalizado a algo tão popular. Um dos modos mais tradicionais é misturar o milho e o óleo na panela, aquecer e ver até a tampa sacudir. A proporção é fundamental para que todos os grãos arrebentem.

O escritor mineiro Rubem Alves compara os grãos não estourados às pessoas que não amadurecem na vida. "Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa", escreve em "A Pipoca."

No óleo, na manteiga ou qualquer outra versão, os flocos leves que parecem isopor ganham sabor com sal e outros temperos que arrematam a transformação, deixando a pipoca pomposa, sem cair na gourmetização. Conheça algumas receitas.

Pipoca do Tio Zoine

Leitor da Folha, o supervisor de vendas Zoinê Lemos ganha aplausos no forno e no fogão. Criativo, deixa até sua receita de pipoca gravada na memória de quem a provou uma vez.

Ingredientes:

Milho e óleo suficiente para cobrir os grãos.

Preparo:

Depois de estouradas, coloque em saquinhos ou bacias e acrescente molho de pimenta pronto e sal com moderação. Outra opção, segundo Lemos, é colocar juntamente com os grãos e o óleo temperos como pimenta calabresa desidratada. "Também pode usar caldo de carne, galinha e preparos em pó bem conhecidos como sazen e até salsinha e cebolinha desidratadas. Fica ainda mais gostosa e ganha cor", conta.

Pipoca caramelizada

Ingredientes:

4 colheres de sopa de milho de pipoca; 4 colheres de sopa de açúcar; 4 colheres de sopa de água; 3 colheres de sopa de óleo.

Preparo:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Mexa até que se forme uma calda que envolva o milho. Assim que o milho de pipoca começar a estourar, tampe a panela e deixe as pipocas estourarem. Importante: Enquanto as pipocas estouram, sacuda a panela para que as pipocas sejam envolvidas na calda e fiquem carameladas. Na pipoqueira pode-se seguir o mesmo procedimento