Artista plástico e professor, nascido em São Paulo, atualmente Odil Ribeiro vive e trabalha em Londrina. A exposição In Natura, segundo Ribeiro, representa um recorte de sua produção. "Em função das exigências da atividade de professor de pintura, bastante abrangentes, a mostra que acontece dentro de uma floricultura e pensei em escolher obras que se relacionassem com o ambiente da floricultura", divide com o leitores.

Em seu ateliê oferece aulas de pintura e desenho desde de 2015, quando me mudou para a cidade. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná é também bacharel em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP – Curitiba.

Odil conta ainda que o trabalho de escolha das obras dedicou atenção especial a suas obras que retratam a natureza e representam uma realidade mais próxima do cotidiano. "Não é um representação da natureza exuberante das grandes florestas, das montanhas, animais selvagens ou da imensidão do mar, mas uma natureza potencial que está ao redor da minha casa, no meu bairro, nos espaços públicos da cidade, numa florzinha que nasce em uma rachadura da calçada", expõe.

Assim, em geral, o processo de criação dessas obras começa em uma caminhada matinal, com uma máquina fotográfica na mão e o olhar atento para perceber sutilezas. "Como o brilho de um raio de sol sobre uma folha, uma minúscula florzinha de mato, um patinho no Lago Igapó, etc. Embora a mostra contemple também paisagens que fotografei durante

viagens", sinaliza.

COTIDIANO EM DETALHES

A exposição "In Natura" é uma seleção de pinturas produzidas pelo artista Odil Ribeiro. As pinturas retratam um pouco da natureza, por vezes exuberante, em lembranças de viagens, mas também aquela encontrada no cotidiano. Uma pequena flor, uma frutinha pendurada da ponta de um galho ou o brilho do sol sobre uma folha, situações que podem parecer insignificantes, mas a partir de um olhar atento do artista se revelam pelas pinceladas em imagens carregadas de potência.

A maioria das obras expostas é inédita e foi produzida no ateliê do artista durante a pandemia. "Refletindo um pouco do desejo, que todos nós compartilhamos neste período, de sair e nos conectarmos de forma orgânica com a natureza. Nesse sentido, o autor considera que não poderia haver um espaço mais apropriado para essa exposição é onde há natureza. É na Floricultura Flora Medina, uma esquina da cidade dedicada à promoção da natureza e da cultura londrinense", diz o artista plástico.

Executadas em técnicas como óleo sobre tela, aquarela ou lápis de cor, as obras expostas capturam o olhar do espectador em um mergulho profundo sobre essas nuances do cotidiano, convidando cada um a seu modo a absorver as camadas de significado interpostas entre as camadas de pigmentos.

Serviço:

Exposição "In Natura" de Odil Ribeiro

Quando: até 1º de abril.

Onde: Espaço Flora Medina - Rua Paranaguá, 1935 - horário comercial

Valor: Gratuito